Navegando por Palavras-chave "Aplicativos de relacionamento"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)É fake? Detecção de fraudes em aplicativos de relacionamento: um estudo das motivações e auto apresentação na percepção da segurança subjetiva dos usuários(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-31) Barreto, Maria Victoria Cerqueira [UNIFESP]; Onusic, Luciana Massaro [UNIFESP]; Pinochet, Luis Hernan Contreras [FEA-USP]; http://lattes.cnpq.br/2869923054936837; http://lattes.cnpq.br/8933700897416940; http://lattes.cnpq.br/3652109233365608Os aplicativos de relacionamento vêm se tornando cada vez mais dominantes nas formas de relacionamento contemporâneo. Com isso, o benefício de conhecer novas pessoas e desfrutar de novas experiências vem atrelado a inúmeros riscos, especialmente fraudes digitais, violência patrimonial, física e psicológica. O presente trabalho busca investigar, portanto, a correlação entre os fatores que movem pessoas a utilizarem aplicativos de relacionamento e a sua relação entre a percepção de segurança subjetiva dos usuários, bem como a forma com que os perfis se auto apresentam e de que modo a forma como os perfis são compostos impactam na percepção de segurança. Para avaliar esses construtos, foi realizada a Análise Fatorial Exploratória, seguida pelo modelo de Redes Neurais Artificiais. Como resultado, notou-se que as motivações “Orientação Sexual”, “Buscando Relacionamento” e “Passatempo/Entretenimento” têm maior importância em relação a percepção de segurança subjetiva, bem como as auto apresentações “Falsa Exploração”, “Real/Autêntica” e “Enganosa”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo documental sobre recomendação social em aplicativos de relacionamento(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Costa, Vinícius Alencar da [UNIFESP]; Leite, Nildes Raimunda Pitombo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1050030810573625; http://lattes.cnpq.br/5890980187269981Na atualidade, a informação tem se tornado cada vez mais abundante e necessária na sociedade. Dado a facilidade de acesso às informações, os processos decisórios tornam-se cada vez mais complexos, e soluções para auxiliar nas tomadas de decisões surgem também por intermédio da tecnologia. Nos relacionamentos amorosos, os modelos de Combinação Social auxiliam o usuário a tomar decisões por meio de sistemas de recomendação de pessoas para pessoas. A partir desta temática, o presente trabalho busca compreender como a recomendação social e seus fatores e variáveis são observados nos aplicativos de relacionamento, contrastando a literatura de recomendação social com uma observação, na perspectiva do usuário, dos principais aplicativos disponíveis no mercado brasileiro. Para isto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e método indutivo, com estratégia de pesquisa documental com dados secundários. Logo, foi realizada uma busca na literatura de combinação social para identificar os principais fatores e variáveis mapeadas na literatura. Ademais, foram mapeadas as principais variáveis de Combinação Social utilizadas no conceito dos aplicativos estudados e, a partir desse mapeamento, inferências sobre o modelo de recomendação dos aplicativos em geral foram realizadas. Após a identificação dos principais fatores e variáveis presentes na literatura e análise dos principais aplicativos, conclui-se que existem variáveis mapeadas na literatura que são plenamente utilizadas na prática. Todavia, existem variáveis que ainda não são utilizadas em campo prático, gerando espaço para aprimoramentos nas recomendações realizadas pelos principais aplicativos de relacionamento do mercado.