Navegando por Palavras-chave "Antirracismo"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Branquitude e Educação: “Estado do Conhecimento” nas pesquisas acadêmicas(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Santos, Julia Antas dos [UNIFESP]; Mello, Marina Pereira de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2995849049404966; http://lattes.cnpq.br/1753522999688530Um dos pontos de partida dessa pesquisa foi a constatação da existência do racismo que estrutura as relações sociais e institucionais no Brasil. Relações que são construídas, dessa forma, a partir de valores contraditórios, atribuindo privilégios para a população branca, em detrimento dos sujeitos não-brancos. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo fazer um balanço bibliográfico das produções acadêmicas no campo da educação, que utilizaram branquitude como categoria analítica. Entende-se por branquitude, um construto sócio-histórico, da identidade racial do branco, e suas ações em prol da manutenção dos seus privilégios materiais e simbólicos, que forjam um construto ideológico de poder, pelo qual hierarquias sociais, políticas, econômicas e ideológicas ratificam brancos no topo da pirâmide e negros na base. Como procedimento metodológico foram utilizados os recursos de estudos identificados como “Estado da Arte” ou “do Conhecimento”. Nosso intuito foi elencar, identificar e cotejar, no período compreendido entre os anos de 2012 a 2022, quantas e quais pesquisas acadêmicas foram produzidas, tendo como foco a branquitude como categoria de análise na área da educação. A coleta dos dados foi realizada a partir da Plataforma Sucupira. Os dados do estudo demonstraram que as pesquisas sobre branquitude no campo da educação ainda são irrisórias. No entanto, defendemos que o conceito, como categoria analítica e política, é um elemento importante para a luta antirracista, especialmente no contexto escolar, por auxiliar na desconstrução das relações hierarquizadas, fruto das heranças do projeto colonizador.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Em busca de caminhos para a construção de uma psicologia antirracista com crianças negras através do auxílio da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-24) Ferreira, Maria Eduarda [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/1379046994276445; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Trata-se de um trabalho de conclusão de curso que pesquisa material literário para compreender um caminho possível para atuação em psicologia antirracista. O objetivo deste estudo foi investigar e conhecer materiais biográficos que contribuem para uma educação antirracista. Parte-se da hipótese de que estas leituras podem contribuir para inaugurar diferentes estratégias de resistência frente às discriminações interseccionais de raça e gênero produzidas pelo racismo institucional no Brasil. A coleta de dados foi realizada a partir de busca por material, tais como livros disponíveis online com protagonistas negros, que tragam representatividade e sejam voltados para o público infanto-juvenil. A análise do material coletado teve como ênfase a análise de conteúdo temática a partir de uma reflexão no campo da Psicologia, buscando dialogar acerca destas questões e ampliar o debate sobre o assunto. Estima-se que a pesquisa possa contribuir para transformações no âmbito da educação antirracista no campo da Psicologia, chamando atenção para a importância de práticas contrárias aos atos discriminatórios e para a oferta de recursos que possam auxiliar na resistência da população negra desde a infância.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08) Silva, Glaydson José da; Silva, Jair Batista da; Figueiredo, Janaina de; Albuquerque, José Lindomar; Barbosa, Andréa; Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]DISCIPLINA 1: Ambientação ao Moodle - Introdução ao curso de Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola. DISCIPLINA 2: Identidade, diferença e racismo Unidade 1 - O que são as identidades? Objetivos: Apresentar, em linhas gerais, aspectos importantes e definidores do conceito de identidade nas Ciências Humanas e Sociais; e problematizar a multiplicidade das identidades. Unidade 2 - Concepções de identidade nas Ciências Humanas e Sociais Objetivos: Apresentar, em linhas gerais, algumas das principais concepções de identidade nos estudos contemporâneos; e Construir, coletivamente, uma definição do conceito de identidade. Unidade 3 – Crise de identidade? Objetivos: Caracterizar a crítica à essencialização nas constituições identitárias; Apontar para as principais transformações sociais que permitiram, socialmente, mudanças na concepção de identidades, anteriormente entendidas como fixas; Ilustrar o caráter híbrido, múltiplo e, por vezes, contraditório das identidades; e Promover, a partir das experiências individuais, uma reflexão acerca da multiplicidade de orientações que definem as identidades. Unidade 4 – Identidades nacionais Objetivos: Refletir acerca da existência e inexistência de uma identidade nacional; e Discutir o caráter de naturalidade e artificialidade desta identidade. Unidade 5 – Identidade brasileira Objetivo: Promover uma discussão acerca da existência ou inexistência de uma identidade nacional brasileira. Unidade 6 – Democracia racial Objetivos: Historicizar e problematizar a ideia de democracia racial; e Promover, a partir de um estudo de caso (identidade nacional brasileira), uma reflexão acerca das experiências individuais dos cursistas com o conteúdo da unidade. Unidade 7 – Diferença e identidade e direito à diferença Objetivos: Estabelecer relações entre igualdade e diferença e entre identidade e diferença; Apontar para as relações de poder como construtoras da igualdade e da diferença; Analisar o multiculturalismo à luz das relações de poder; Discutir o reconhecimento da diferença; e Discutir o direito à diferença. Unidade 8 – Racismo, preconceito e discriminação racial Objetivos: Apresentar aspectos importantes e definidores da noção de racismo nas Ciências Humanas e Sociais; e Diferenciar racismo, preconceito e discriminação racial. Unidade 9 – A particularidade do racismo no Brasil Objetivo: Discutir a particularidade do racismo no Brasil. Unidade 10 - Racismo e política Objetivo: Tratar das relações entre racismo e inserções do movimento negro na política. DISCIPLINA 3 - Educação, Racismo e Antirracismo Unidade 1 - As oportunidades educacionais para negros e brancos Objetivo: Apresentar aos estudantes algumas desigualdades sociais e educacionais entre negros e brancos no Brasil contemporâneo como ponto de partida para a nossa reflexão sobre racismo. Unidade 2 - Racismo: algumas definições Objetivos: Discutir o significado de raça e racismo no mundo moderno; e apresentar as diferenças específicas entre os termos preconceito e discriminação racial. Unidade 3 – Racismo no Brasil Objetivo: Refletir sobre as manifestações do racismo no Brasil e as formas de combatê-lo. Unidade 4 - Racismo e antirracismo: o que pensaram os nossos intelectuais? Objetivos: Discutir especialmente a ideologia do branqueamento e o mito da democracia racial como ideias fundamentais que legitimam a singularidade do racismo brasileiro. Unidade 5 - O movimento negro no Brasil: suas lutas e conquistas Objetivos: Apresentar os principais momentos de organização política e de lutas antirracistas dos movimentos negros no Brasil; enfatizar as conquistas e desafios do Movimento Negro Unificado. Unidade 6 - Racismo e política Unidade 6 - A escola brasileira e as origens de um discurso antirracista Objetivos: Analisar a trajetória histórica da escola brasileira, tendo em vista a dinâmica racial; e recuperar experiências de escolas negras e identificar as origens da formação de um pensamento pedagógico antirracista. Unidade 7 - Racismo e cotidiano escolar Objetivos: Refletir sobre alguns mecanismos discriminatórios presentes no cotidiano escola; pensar a respeito dos lugares sociais produzidos pelo racismo institucional; e discutir a difícil relação entre os mecanismos de exclusão racial e a construção da identidade de crianças negras. Unidade 8 - A Lei 10.639: a sua longa trajetória Objetivos: Debruçar sobre a trajetória histórica que desembocou na criação e implementação da lei 10.639, bem como discutir seus desdobramentos, limites e possibilidades. Unidade 9 - Experiências positivas de promoção da igualdade racial Objetivo: Apontar algumas iniciativas educativas voltadas à questão étnico-racial. Unidade 10 - Para uma educação antirracista Objetivos: Analisar o conceito de multiculturalismo; pensar o encontro do multiculturalismo e diversidade no Brasil; refletir essas categorias na educação; apontar a presença ou não das diferenças entre a proposta da Educação Étnico-racial; e antirracista com os apontamentos trazidos pelos conceitos de diversidade e multiculturalismo. DISCIPLINA 4 - Metodologia Científica e Projeto de Intervenção I Objetivos: A disciplina tem como objetivo apresentar a relação da metodologia qualitativa com os fundamentos da pesquisa social e em educação; Discutir o uso de diferentes pressupostos teóricos e o uso de diferentes metodologias de pesquisa qualitativa e apresentar alguns métodos e técnicas como a etnografia, a história de vida e a pesquisa-ação. DISCIPLINA 5 - Atividade extra sala - Visitar territórios negros na cidade de SP Objetivos: Apresentar ao aluno um referencial teórico-metodológico para proceder visitações (compreendidas como estudo do meio) de espaços e instituições na cidade de São Paulo identificadas como “territórios negros”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pan-Africanismo, Descolonização Das Nações Africanas E O Ensino De História(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-09-13) Santana, Allan Alves De [UNIFESP]; Schermann, Patricia Santos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This is a research on the possibilities of insertion of themes of pan-africanism and of the processes of decolonization of the african nations in the teaching of History. It is configured from a professional master's program, which has its nature defined by the meticulous study of this area: the "ProfHistória". The whole intent of the research is based on an uneasiness shared by the teacher-researcher who writes this work, together with his students, in relation to the themes of racism and the history of the struggle traditions of the black movement in Africa and in the diaspora. The research advanced towards the examination of the construction of a school curriculum in History, which recognizes and values the History of Contemporary Africa. Our work, therefore, unfolds in order to provide a rigorous analysis on the insertion of the themes cited from materials produced for the care of teachers and students of History in basic education, specifically the Synthesis of the collection General History of Africa. In this way, we will place the chosen sources before the different traditions of thought on the pan-Africanism and the decolonization of the African nations, so that we can verify the possibilities of mobilization of the subjects in question, in the teaching of History.
- ItemAcesso aberto (Open Access)AS PIONEIRAS VÊM DEPOIS: branquitude e racismo em currículos de graduação no Serviço Social paulista(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-29) Santos, Livia dos [UNIFESP]; Silva, Maria Liduina de Oliveira e [UNIFESP]; Eurico, Márcia Campos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7953157698593290; http://lattes.cnpq.br/8772472007007461; http://lattes.cnpq.br/0552180176093766; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho busca colaborar com reflexões acerca do processo de formação profissional e o foco da discussão é sobre a incidência da perspectiva antirracista nos currículos de três escolas de Serviço Social, no estado de São Paulo. O objetivo central é responder como se dá atualmente, a influência do pensamento eurocêntrico e da ideologia da branquitude, na construção dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de escolas com relevância histórica no Serviço Social paulista. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental da bibliografia básica das disciplinas que compõem os núcleos de fundamentação do trabalho profissional e de formação sócio-histórica da sociedade brasileira, na intenção de identificar como se dá a discussão da temática étnico-racial nos referenciais teóricos-metodológicos, apontados nos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados sinalizam que PPCs carecem de uma elaboração crítica, no tocante à formação antirracista, algo incipiente apesar da existente produção intelectual de assistentes sociais negras na categoria.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quilombos e quilombagem no ensino de História: estudo sobre a contribuição paradidática de Clóvis Moura(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-20) Malanga, Suzane Jardim [UNIFESP]; Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this research is to discuss some possibilities of insertion of the themes related to quilombos, as the main form of resistance to slavery, in the teaching of history. Our study is based on the contributions of Clóvis Moura present in his work of reference, the book Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas and in two author paradidate works published between 1987 and 1993: Quilombos – resistência ao escravismo and História do negro brasileiro. The latter have been published in a context in which the black movement comes to the public to demand a new reading about the Brazilian slaveholding past while the market for paradidate books reaches its apex. In this way, our intention is to analyze the actions of the black movement in the context of the 1970s and 1980s, in the light of the contributions of Nilma Lino Gomes, and their impact on the editorial field, historiographic and historical teaching. For the analysis of our sources, we turn to the contributions of Norman Fairclough and Critical Discourse Analysis in order to understand how the discourse present in Rebeliões da Senzala echoes in the paradidate books. Finally, we articulate the discussions raised during the first and second chapters to the teaching of history, raising some possibilities of work to the teaching of quilombos history in the perspective of valuing the history of the Afro-Brazilian population and the fight against racism.