Navegando por Palavras-chave "Antiguidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aby Warburg e a recepção da Antiguidade na Historiografia da Arte(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-31) Arrais, Isaac; Fernandes, Cássio da Silva; http://lattes.cnpq.br/6029273355119643; http://lattes.cnpq.br/3120869933359302A presente pesquisa está situada na disciplina de Historiografia da Arte, dedicando-se ao estudo compreensivo da obra de um dos autores mais importantes deste campo na viragem do século XX, que é Aby Warburg (1866-1929). Diante da obra legada pelo historiador hamburguês, selecionamos um tema que ocupou a centralidade de sua preocupação intelectual: a Antiguidade. Partindo desse tema central, desdobramos nossa pesquisa em duas linhas de investigação distintas e complementares entre si, que são: o desenvolvimento da historiografia da arte e a análise da imagem. Como fio condutor para nos auxiliar na tarefa de adentrar no corpus de conferências e manuscritos warburguianos, elaboramos as seguintes interrogações que serão respondidas ao longo do texto: 1) como a tradição historiográfica recepcionou e construiu a interpretação da Antiguidade e de que modo Warburg inovou em relação a ela, chegando ao ponto de criar – como defende Giorgio Agamben – uma “ciência sem nome”; e 2) de que maneira essa nova compreensão da Antiguidade influenciou sua análise da cultura artística do Renascimento, gerando um modo totalmente novo de se colocar diante a imagem – como nos fala Didi-Huberman? O esforço para responder a esses questionamentos está sustentado no estudo compreensivo de Aby Warburg, além do patrimônio que é oferecido pela tradição warburguiana e da fortuna crítica que resulta do debate atual realizado por comentadores de sua obra. Na trajetória de obtenção dessas respostas percorreremos um caminho inédito, centrado em um problema crucial para o historiador hamburguês, sendo que no final do processo veremos um panorama geral de sua vida e obra.
- ItemSomente MetadadadosO Triunfo da Imagem : A construção da imagem de Júlio César no Bellum Civile face à agonia da república romana(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016) Parente, Cauã Pitta [UNIFESP]; Silva, Glaydson José da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6399650055335751; http://lattes.cnpq.br/8744277345711523; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The image of Gaius Julius Caesar is widely disseminated in western history with a large number os scholars devoting their lifes to study his life and achievements. In those studies is remarkable not only the construction hand in hand with a elaboration about his presence and performance in the Roman history, but also the accomplishment of a more impressive image of himself. This image is not a posteriori outcome created by third parties who wrote about Caesar and his background, it is Caesar’s product, as illustrated in Commentarii de Bello Gallico (Commentaries on the Gallic War) and Bellum Civile (Civil War). In this two works Caesar seems to elaborate a comprehensive plan of his image along with the senate and Romans using his discursive capability to create a range of ideas and arguments which lead him to the position of Rome and Romans defensor: due to the self-imagem established by Caesar for contemporaries and posterity. The analyses of these two works listed, which were made in the light of contemporary historiographical criticism, allow an aproach of this ideal of himself created by the author. Regarding the documentary corpus delimitation we opt to work with Bellum Civile as the main source. On one hand we seek to identify the discursive mechanisms used by Caesar to built his self-image, whereas to relate it to Caesar’s political interests in Rome through the analysis of his increasing power over his cursus honorum to do so.