Navegando por Palavras-chave "Anos iniciais do ensino fundamental"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Um olhar sobre a formação inicial e contínua de professores para a educação inclusiva: vozes invisibilizadas nos processos de formação docente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-25) Jacob, Adriana Maria [UNIFESP]; Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7030396449564631; http://lattes.cnpq.br/2480158547633574Esta pesquisa objetivou analisar, por meio das concepções teóricas e metodológicas da Pesquisa Crítica de Colaboração, como ocorre, em âmbito da formação inicial e contínua do professor, o processo de inclusão escolar, e verificar até que ponto ambas as formações constituem sua base de ação e linguagem, em uma escola pública municipal da rede regular de ensino na cidade de Registro. As perguntas da pesquisa foram: 1) Qual a formação inicial e como se desenvolve a formação contínua dos professores participantes em relação à inclusão escolar? 2) Em que medida a linguagem utilizada sobre o ensino-aprendizagem promovem a inclusão escolar? 3) As intervenções colaborativas elaboradas e aplicadas ao longo da pesquisa são capazes de desenvolver com/entre os participantes a reflexão crítica, a ressignificação/transformação de suas práticas? A fundamentação teórica escolhida para auxiliar nesse caminho é a Teoria Histórico-Cultural desenvolvida por L.S. Vygotsky (1924-1934), tendo como metodologia a Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCol (MAGALHÃES, 2006f) e suas concepções teóricas, que possibilitaram intervir no contexto investigado mediante a reflexão dos participantes sobre suas práticas, e, no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), que colabora para organizar e analisar a discussão. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e Sessões Reflexivas com quatro (4) professoras participantes. Os dados revelam que: (i) há inexistência e precariedade de formação inicial, e a contínua é deficitária, o que tem causado, pela ausência do poder público de um dever prescrito, a exclusão de professores na perspectiva da educação inclusiva; (ii) as ações de linguagem apresentam fatores de inclusão, como acolhimento, respeito às diferenças, atividades adaptadas, acesso ao ambiente escolar de acordo com seu desenvolvimento e necessidade e, como fatores de exclusão, o uso de palavras de construção social pejorativas que, mesmo de forma inconsciente, promovem a manutenção do estatuto de excluídos no imaginário coletivo, e (iii) as ações de linguagem colaborativas permitiram que as participantes, assim como esta pesquisadora, ressignificassem seus sentidos e significados iniciais sobre sua prática, na perspectiva da educação inclusiva. As interlocuções entre/com as participantes permitiram que todas nós, participantes, pudéssemos expandir nossos conhecimentos, fôssemos ouvidas e tivéssemos voz.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As pesquisas sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapeamento da produção científica da pesquisa brasileira entre 2010 e 2020.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-20) Silva, Denise Correa da [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/6005938826551659O presente estudo qualitativo de caráter bibliográfico teve como objetivo apresentar o Estado da Arte das pesquisas brasileiras sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2020. A Base Nacional Comum Curricular BNCC (Brasil, 2017), ao inserir a Álgebra como Unidade Temática da Matemática, propõe o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico apresentado pautou a pertinência do desenvolvimento do pensamento algébrico desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando a generalização de padrões como elemento constituinte dessa forma de pensar. Foram mapeadas nove pesquisas acadêmicas que apresentaram grande relevância para o tema estudado, sendo elas constituídas por cinco artigos e quatro dissertações coletados no Portal de Periódicos da CAPES e na plataforma do Google Acadêmico. Para a análise do material coletado e apresentação das contribuições sobre o tema, os dados foram organizados em três agrupamentos: (1) Identificação/Catalogação das características do texto, (2) Síntese do conteúdo e (3) Contribuições para o ensino do tema generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O terceiro agrupamento foi subdividido em três categorias: Categoria (1): O que caracteriza a ‘generalização de padrões’ no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, categoria (2): Quais as condições para se efetivar o trabalho com o tema ‘generalização de padrões’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e categoria (3): Conhecimentos algébricos sobre ‘generalização de padrões’ dos docentes dos anos iniciais. Os resultados desse mapeamento mostraram ser pequena a quantidade de publicações sobre o tema voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo ocorrido a primeira publicação somente no ano de 2017. Contudo, os nove estudos analisados apresentaram importantes contribuições que esclarecem o que caracteriza a generalização de padrões, evidenciaram algumas condições necessárias para que esse ensino se efetive e indicaram a necessidade de formação inicial e continuada dos docentes para que possam implementar o que está proposto na orientação curricular referente ao ensino da Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental.