Navegando por Palavras-chave "Anime"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos personagens Naruto, Gaara e Sasuke acerca da morte e luto no contexto juvenil, dattebayo(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Silva, Mayara Rodrigues [UNIFESP]; Honorato, Tabata Galindo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1331252434870580; http://lattes.cnpq.br/4406835220397306Objetivo: realizar a análise fílmica da obra Naruto e identificar possíveis recursos da obra para intervenções com crianças em luto. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório de recorte transversal. O processo metodológico corresponde a análise fílmica, a partir do ensaio teórico de Vanoye e Goliot-Lété. Resultados: análise da trajetória do luto dos personagens Naruto, Gaara e Sasuke. Conclusão: o estudo reforça a possibilidade de utilização de expressões artísticas como os animes para realização de abordagens com o público infanto juvenil. Esta análise não esgota as possibilidades da obra em abordar morte e luto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Direito autoral e pirataria: o caso do mercado de animes no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-04) Raimundo, Lucas Lourenço [UNIFESP]; Miola, Iagê Zendron [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7508223637108048Este trabalho traz uma nova perspectiva sobre as leis e dispositivos jurídicos de proteção aos direitos autorais, principalmente no Brasil. Através da análise do mercado de animes no país, será trazida à luz uma nova ótica da dicotomia entre direitos autorais e pirataria. Serão apresentados os conceitos e fundamentos políticos, econômicos e jurídicos dos direitos autorais e da pirataria. Explicaremos o que é o anime, como este mercado se comporta no Brasil, e de que forma a pirataria se faz presente nesse segmento. Após a exposição destes elementos, serão analisados os ganhos e os prejuízos da proteção aos direitos autorais no Brasil, e, deste modo, veremos quais os verdadeiros impactos que as leis de direito autoral e a pirataria podem causar no mercado de animes no país e quais os possíveis reflexos disso na economia e na sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dos pés descalços à Neotokyo: uma análise da construção da memória da Segunda Guerra Mundial e da identidade japonesa através dos filmes de anime(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-03) Matiotta, Gabrielli Braz; Osman, Samira Adel; http://lattes.cnpq.br/1041503754281830This research deals with the construction of memory about World War II in five japanese animated films: Momotaro: Sacred Sailors (1945), Barefoot Gen (1983), Akira (1988), Grave of the Fireflies (1989) and The Wind Rises (2013). Through theoretical and historiographical references, the war narratives present in the animations will be analyzed in order to understand their characteristics and specificities within the logic of creating a memory disseminated both in Japan and globally, since these films, being products of japanese pop culture, are widely consumed both inside and outside the country.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fãs de anime no Brasil e caminhos socioafetivos do entretenimento: um estudo a partir de pesquisa empírica(2020) Silva, Amanda Annunziata Lara; http://lattes.cnpq.br/6844332323225708Este trabalho tem como objetivo refletir a repercussão do anime na vida de seus fãs brasileiros, bem como essa repercussão se dá e se deu no Brasil nos últimos anos, construindo uma comunidade de fãs. A importância deste tipo de pesquisa vem sobretudo a partir da necessidade de se estudar melhor os produtos audiovisuais do entretenimento pop, de maneira a entender suas potencialidades sociopolíticas e educacionais, possíveis a partir da animação por um público amplo e variado, de diferentes gostos e idades. Ouvir e entender esse público é o central neste trabalho, sobretudo pela série de estereótipos que foram sendo construídos em torno do fã de anime no Brasil e no mundo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)História e memória no mundo de One Piece: uma análise dos usos do passado no arco "Enies Lobby"(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-21) Sardeiro, Marina Fernandes [UNIFESP]; Osman, Samira Adel; http://lattes.cnpq.br/1041503754281830Através do arco Enies Lobby (2006-2007) do anime One Piece, obra japonesa feita por Eiichiro Oda, foram discutidos nesse trabalho temas como história, memória e os usos do passado. Foi abordado como essa animação ao resgatar o passado da personagem Nico Robin, evoca problematizações entre memória individual e coletiva. Além de explorar o conceito de justiça, a partir dos dilemas enfrentados pelos personagens durante essa história. E assim refletindo como o conhecimento sobre o passado é essencial para a compreensão do presente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Naruto e Boruto: entre a modernidade e a tradição japonesa.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-11) Galletti, Antônio Guilherme Bernardes; Okano, Michiko; http://lattes.cnpq.br/3118222606852565Nos dias de hoje, o mangá e a animação são produtos japoneses, representativos de exportação mundial. Dado esse pressuposto, esta pesquisa estuda o mangá Naruto e sua continuação, o filme Boruto: Naruto the movie, com o intuito de observarmos as questões no âmbito da tradição e da modernidade japonesas. Ao considerarmos aspectos dessas obras e do folclore japonês, presente em ambas as modalidades, propomos compreender o motivo pelo qual é utilizado o signo do ninja e o código moral do caminho do samurai. Para isso, analisamos o código dos samurais, o símbolo do ninja, assim como o das figuras folclóricas constituídas no enredo e, por fim, a partir do método kishōtenketsu, uma avaliação do filme. O recorte dessas duas obras se justifica pela possibilidade de pensarmos em como a mensagem transmitida pelo autor Masashi Kishimoto é compreendida nos dias de hoje, tanto dentro do Japão, quanto pelo restante do mundo. Dessa forma, a hipótese que defendemos aqui é a de que há, nessas obras, a criação de um novo caminho do samurai, uma vez que, nessa recriação, Kishimoto, além de passar para o resto do mundo uma mensagem de esperança, aborda os problemas em que o novo público jovem tem de enfrentar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sobre fãs de anime no Brasil e caminhos socioafetivos do entretenimento a partir de produção audiovisual autoral: relato crítico(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-05) Silva, Amanda Annunziata Lara; Jorge, Marina Soler; http://lattes.cnpq.br/5763073820553220; http://lattes.cnpq.br/6844332323225708Este trabalho tem como objetivo empreender um relato crítico do curta documentário realizado pela autora na Comic Con Experience 2019, publicado no Youtube com o título: “FÃ DE ANIME NO BRASIL: Entrevistas na CCXP 2019”, produção que traz como objetivo abordar parte do cenário da comunidade de fãs de anime no Brasil. A importância deste tipo de produção deve-se à necessidade de compreender e estudar melhor as diferentes camadas que o entretenimento e a arte da anime podem envolver, sendo exemplo na revelação de caminhos socioafetivos de entretenimento. Ouvir e entender esse público é o central neste trabalho, sobretudo pela potência artística e cultural em torno do anime e a importância de se pensar a imagem construída em torno do seu fã que faz parte de uma grande comunidade no Brasil e no mundo. Além disso empreenderemos análises de documentários do momento que tratam do assunto, compreendendo um cenário mundial de produções sobre o tema e algumas questões que nestes aparecem, que chamam a atenção para assuntos relacionados ao anime, seu fã, e a cultura pop japonesa.