Navegando por Palavras-chave "Análise Multimodal"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação continuada de professores para o desenvolvimento do pensamento algébrico: contribuições da Teoria da Objetivação e da Atividade orientadora de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Zeferino, Lidiane Chaves [UNIFESP]; Moretti, Vanessa Dias; http://lattes.cnpq.br/0324707549177305; http://lattes.cnpq.br/2603700058365117A presente pesquisa de doutorado investigou as contribuições da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino para a Pesquisa sobre a Formação Continuada de professores que ensinam matemática, com foco no desenvolvimento do pensamento algébrico. As aproximações e convergências entre a Atividade Orientadora de Ensino e a Teoria da Objetivação foram organizadas a partir de quatro eixos: Princípios Teóricos; Organização do Ensino; Processo de Análise e contribuições para a pesquisa; e Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. O experimento formativo, organizado a partir dos princípios da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria da Objetivação, foi tomado como princípio orientador da investigação, no formato de um curso de extensão para a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise da realidade apreendida deu-se por meio da abordagem multimodal, resultando na organização de duas Dimensões, cada uma composta de Episódios. A Dimensão de análise “O papel dos pesquisadores: caminhos da organização da formação continuada de professores que ensinam matemática”, analisou como os pesquisadores organizaram e desenvolveram a formação continuada dos professores que ensinam matemática, para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Esta Dimensão é constituída por três Episódios que focam a intencionalidade como princípio organizador do ensino, a organização do experimento formativo e o labor conjunto, evidenciando os caminhos da ética comunitária. A segunda Dimensão de análise “Os professores que ensinam matemática: A Organização do Ensino” é composta por três Episódios que abordam as compreensões iniciais dos professores sobre a organização do ensino, os indícios de desenvolvimento do pensamento algébrico e sua influência na organização das práticas docentes, e o labor conjunto entre os professores. A análise dos dados revelou a importância da intencionalidade na organização do ensino e de uma abordagem pedagógica que promova uma compreensão teórica dos conceitos algébricos, o que permitiu, nessa pesquisa, a estruturação das ações de formação a partir dos princípios: Estudos dos nexos conceituais e camadas de generalidade; Elaboração da Situações Desencadeadoras de Aprendizagem – SDA (a partir do Movimento lógico-histórico, Proposta Inicial, Discussão Teórica e Identificação dos Nexos Conceituais, Solução coletiva, Análise); Preparação dos instrumentos mediadores; Levantamento de estratégias para promover o labor conjunto; Desenvolvimento da SDA no espaço formativo; e Avaliação e replanejamento. Defendemos a tese que a complementaridade entre os princípios teóricos da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino contribui para a organização e desenvolvimento de uma proposta de formação continuada de professores promotora do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados da pesquisa permitem afirmar acerca da importância de programas de formação continuada que incorporem aspectos teóricos e metodológico da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino, promovendo a atividade coletiva e o labor conjunto entre os envolvidos, com vistas à objetivação do saber algébrico e ao desenvolvimento de um pensamento analítico. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o avanço das discussões na Educação Matemática, ao destacar a importância das abordagens educacionais ancoradas na Teoria Histórico-Cultural como subsídios para a formação continuada de professores e para o desenvolvimento de ações de formação docente voltadas ao ensino de conhecimentos algébricos desde os anos iniciais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Motion Graphic educativo: uma análise multimodal e interdisciplinar de uma nova prática de comunicação social(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-23) Baumgratz-Gonçalves, Lucas [UNIFESP]; Vian Junior, Orlando; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; http://lattes.cnpq.br/8839609128630405Esta pesquisa tem como foco a análise multimodal e interdisciplinar de vídeos de animação conhecidos e veiculados como “motion graphic educativos”. Para esta análise, será utilizada como base a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) de Halliday e Matthiessen (2014), Gramática do Design Visual (GDV) proposta por Kress e van Leeuwen (2006), Relações Semânticas (RS) divulgada por Santaella (2012), Análise do Discurso Multimodal Sistêmico-Funcional (ADMSF) e a perspectiva sonora de van Leeuwen (1999) e Wisnik (1999). O objetivo é compreender as relações entre os modos existentes em peças de vídeo como essas, no intuito de investigar de que maneiras os modos auxiliam na construção de sentidos nesta prática social. O corpus escolhido para análise foi retirado do canal do YouTube Kurzgesagt - In a Nutshell, por ser um dos mais acessados dentro do gênero “motion graphic educativo”, levando em consideração o número de inscritos na plataforma. Como foco de análise, foi escolhido o vídeo de maior visualização do canal, até o momento da geração dos dados desta pesquisa, intitulado “O Coronavírus Explicado & O Que Você Deve Fazer”. É proposta uma análise segmentada por cenas do vídeo, em que é possível observar as metafunções apresentadas na GSF e GDV, além das relações de Dominância, Redundância, Complementaridade e Discrepância, propostas por Santaella (2012) pela perspectiva da Semiótica, para complementar as relações entre os modos observados. O estudo se faz necessário uma vez que as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação estão cada vez mais presentes nas salas de aula, no estudo informal e na vida cotidiana como um todo, fazendo com que os novos multiletramentos sejam uma realidade no mundo atual para que os usuários possam interagir por meio desses novos textos/discursos, ideia essa defendida por autores como os componentes do grupo de Nova Londres (THE NEW LONDON GROUP, 1996; CAZDEN ET AL, 2021) e Cope e Kalantzis (2009), além de autores brasileiros como Rojo e Moura (2017, 2019). A pesquisa propõe um modelo de análise multimodal, com potencialidade para servir aos estudos do multiletramento, leitura de imagem e análise audiovisual de forma geral. Os resultados das análises apontam funções distintas para cada modo semiótico: o modo verbal oral tem a função informativa; a imagem em movimento a função informativa, representativa e de intencionalidade; os efeitos sonoros tem função representativa e de intencionalidade; e a música, função de intencionalidade. Também é proposto um paralelo sintático e semântico entre os modos semióticos observados que reafirma o potencial da GSF para a análise de textos multimodais.