Navegando por Palavras-chave "Ambiente escolar"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da disponibilidade de chumbo em ambientes escolares no ensino público da cidade de Diadema(Universidade Federal de São Paulo, 2013-12-16) Muniz, Luis Robson [UNIFESP]; Assunção, Nilson Antonio de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This work, we have focused on the issue of lead poisoning, in the process of neurocognition of schoolchildren, and in this respect , is widely cited in the literature that lead contamination has deleterious effects on the brain system (Bellinger, 2008), and behavior (Liu, 2011) in both children and adults . The mechanisms that explain this effect are still not very clear, but there is evidence that lead in their ionic speciation as Pb2+, present a certain biomimicry chemical on the role of Ca2+ metabolism nerve that occurs in the system hypothalamus-pituitary brain (Neal, 2011). The attention regarding lead contamination should fall primarily on substrates, in which it is present ionized as it is more soluble bioactive and, thus, the ceramic matrix deserve special attention in relation to the metallic or polymeric. There are cases of contamination by the ceramic material (Galvez, 2003), however, it is noted that a majority of the contamination plumbic ceramic suspensions of their oxides and salts, or the paints used for coating in construction industry (Brown, 2005). In this study we determined the levels of lead, using a portable X-ray fluorescence to give semi-quantitative values of the contaminant in situ, and, in order to investigate a possible correlation between the levels of lead present in the school environment with the academic performance of students, used as comparator Development Index of Basic Education - IDEB, the schools that were the target of this research. Few studies that address the issue of lead poisoning, considering the school environment as a possible field of cumulative absorption of this contaminant, which is why our research will seek this contribution.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Teoria da mente em crianças pré-escolares: primeiras manifestações de compreensão da mente do outro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Prezotto, Eduardo dos Santos [UNIFESP]; Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3782800994643355; http://lattes.cnpq.br/0050337383106216; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O estudo da teoria da mente é uma recente área de estudos na Psicologia do Desenvolvimento. Ela vem se ocupando em entender como se dá a compreensão de si, dos outros e do mundo social através de fenômenos mentais, como intenções, crenças e emoções. Sabe-se que os ambientes escolar e familiar são muito importantes para favorecer esta habilidade. Entretanto, quais são as ferramentas capazes de identificar a compreensão da mente do outro pela criança? Este estudo buscou avaliar o desenvolvimento de uma teria da mente manifestado por crianças pré-escolares tanto através do uso de termos mentais durante a realização de uma atividade lúdica quanto no desempenho em tarefas de teoria da mente. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil que atende crianças de nível socioeconômico médio-baixo e baixo da cidade de Santos. O trabalho foi dividido em duas etapas: a) observação de situação lúdica, em que as crianças foram videogravadas em grupos de duas ou três; b) aplicação individual da escala de tarefas em teoria da mente. Participaram da primeira etapa 15 crianças (8 meninos e 7 meninas) e da segunda, somente 11 destas (8 meninos e 4 meninas) fizeram parte do estudo. Os participantes pertenciam a três diferentes turmas da escola e suas idades variavam entre de 2;5 e 5;1 anos. Os resultados não indicaram diferença entre as crianças da faixa etária estudada no uso que fizeram de termos mentais, seja na situação lúdica ou na justificativa da escala de tarefas, seja no desempenho na escala. Entretanto, as crianças mais velhas foram as que tiveram maior número de acertos na escala. Os dados parecem também apontar para uma relação positiva entre a utilização de termos mentais nas brincadeiras e atividades lúdicas e o desempenho da criança na escala de tarefas em teoria da mente. Considera-se de grande relevância que mais estudos sejam realizados com crianças brasileiras a fim de desenvolver estratégias que favoreçam a aquisição da teoria da mente, principalmente no ambiente escolar, onde os professores exercem papel fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.