Navegando por Palavras-chave "Ambiente Sonoro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre altos e baixos: o uso da voz no ambiente escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Silva, Kimberly Teixeira Almeida; Jardim, Vera Lúcia Gomes; http://lattes.cnpq.br/0982059389262665O espaço educativo escolar formal é um ambiente que sintetiza a totalidade das experiências humanas nas dimensões sensorial, intelectual, social, cultural e criativa, onde uma variedade de sons se faz presente e compõe o que é chamado por Schafer (2001) de Paisagem Sonora. A luz de estudos sobre os distúrbios e doenças ocupacionais, o ambiente sonoro escolar e as implicações da exposição excessiva á ruídos discutidos, principalmente, por Suter (1991), Barros e Jardim (2012) e Baião e Cunha (2013), a presente pesquisa traz relatos de 10 professores atuantes na rede pública de Guarulhos. Os professores selecionados lecionam em diferentes escolas, períodos e níveis de ensino, e responderam um questionário acerca de suas percepções dos sons produzidos dentro da escola e como estes sons afetam e/ou interferem em sua saúde vocal e relacionamentos em sala, dando ênfase às suas narrativas autobiográficas. A pesquisa foi fundamentada nos referenciais metodológicos de Thiollent (2012, 2013) sob as práticas de pesquisa-ação (que visa uma intervenção participativa na realidade social dos envolvidos na pesquisa) e Passeggi, Nascimento e Oliveira (2016), que enfatizam as narrativas autobibliográficas como fonte privilegiada de informações em pesquisas qualitativas sobre educação. Para além disso, os professores descreveram como têm se relacionado com o novo formato de aulas que ocorrem remotamente (por decorrência da situação pandêmica – Covid-19) e se foram percebidas diferenças em relação à utilização e saúde de suas vozes entre as modalidades. Ao sistematizar e refletir sobre as informações coletadas, é possível verificar o quanto a interferência dos ruídos (produzidos dentro e fora da unidade escolar) causa desconforto e prejudica a comunicação e a saúde vocal dos envolvidos.