Navegando por Palavras-chave "Acquired immuno deficiency syndrome"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Montando um quebra-cabeça para compreender o que tem e seguir com a vida: a criança vivenciando a revelação de ter HIV/AIDS(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-17) Freitas, Hilda Maria Barbosa de [UNIFESP]; Ribeiro, Circea Amalia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2300731487624854; http://lattes.cnpq.br/6224232709367683; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudo de abordagem qualitativa, que objetivou compreender o significado de vivenciar o processo de revelação do diagnóstico de HIV/aids na infância e desenvolver um modelo teórico. O referencial teórico utilizado foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), Grounded Theory. O cenário foi o Serviço de Infectologia Pediátrico de um Hospital Universitário - RS e os sujeitos 13 crianças em idade escolar e/ou adolescentes que tiveram a revelação do HIV/aids até os 12 anos de idade. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e analisados concomitantemente. A análise permitiu compreender que, saber que tem o HIV/aids nem sempre é uma novidade à criança, pois muitas já desconfiam de algo e desenvolvem estratégias para descobri-lo, mas ter essa revelação é sempre uma vivência difícil, interagindo com sentimentos e reações. Ela também avalia que é importante, para aceitar as medicações que anteriormente recusava, além de considerar que tem o direito de saber seu diagnóstico e que a revelação deve ocorrer na infância, sendo importante que isso aconteça antes da adolescência. A integração das categorias permitiu a identificação da categoria central MONTANDO UM QUEBRA-CABEÇA PARA COMPREENDER O QUE TEM E SEGUIR COM A VIDA e a construção do Modelo Teórico representativo dessa vivência. O aprofundamento do conhecimento em relação ao processo de revelação do HIV/aids na infância proporciona subsídios aos profissionais de saúde no desenvolvimento das ações de cuidado junto à criança e seus familiares e na prestação de uma assistência qualificada.