Navegando por Palavras-chave "Acolhimento infantil"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O brincar na concepção de educadores de serviços de acolhimento(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-10) Zorzi, Giovanna [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/5742115744914095; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Quando o acolhimento institucional se faz necessário, o espaço da instituição se torna o principal ambiente frequentado pela criança Com isso, é importante que esse local tenha uma dinâmica que favoreça o desempenho ocupacional da criança nas diferentes ocupações do cotidiano, respeitando a individualidade das crianças e adolescentes. No caso de crianças que estão em situação de abrigo, os profissionais da instituição, chamados educadores sociais, são os responsáveis pelo desenvolvimento social das crianças, isso inclui auxílio nas atividades de vida diárias (AVD’s), incentivo nas brincadeiras e socialização, dentre outros. O objetivo da pesquisa foi analisar a concepção do brincar de educadores sociais em um serviço de acolhimento, em conjuntura com as demandas da rotina de trabalho. Pesquisa qualitativa, exploratória, utilizou como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa 4 educadoras sociais. A análise das entrevistas foi feita segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados encontrados mostram que a ludicidade das educadoras e a concepção do brincar está relacionado com as experiências lúdicas da própria infância; essas experiências se refletem na dinâmica da rotina do serviço de acolhimento; a formação e capacitação foram reconhecidas pelas educadoras como importante para o desempenho da prática profissional e oferece uma segurança maior no desempenho das atividades cotidianas.