Navegando por Palavras-chave "Academic involvement"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Condições psicológicas e envolvimento acadêmico em alunos primeiranistas de ensino superior(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-14) Oliveira, Marcos Roberto Silva de [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/2304760314443425; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A entrada no primeiro curso de ensino superior representa um marco na vida dos estudantes, trazendo novas oportunidades para o aumento de competências, mas também novos desafios para o desenvolvimento. A literatura indica que há fatores característicos da etapa de ingresso de jovens na universidade (saída do lar, novos grupos sociais, dificuldade com a autonomia financeira, isolamento, pressões pelo bom desempenho acadêmico) que podem facilitar a ocorrência de dificuldades psicológicas, tais como ansiedade, estresse, e depressão. Essas condições acabam por refletir negativamente no desempenho acadêmico, podendo levar à evasão e ao baixo rendimento. Aprofundar o conhecimento sobre essa problemática é importante para a construção de ações interventivas que visem a melhoria da saúde mental de estudantes universitários. Objetivo: Verificar características psicológicas de alunos primeiranistas de seu primeiro curso de graduação, com respeito a: 1) competências/meios adaptativos; 2) problemas emocionais (internalizantes) e comportamentais (externalizantes); e 3) expectativas acadêmicas. Método: Participaram da pesquisa 50 alunos de primeiro ano do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. Os instrumentos utilizados foram o Adult Self-Report e Youth Self-Report, Escala de Envolvimento Acadêmico e Critério de Classificação Econômica Brasil. A aplicação dos instrumentos ocorreu em salas de aula, de forma coletiva, nos meses de maio e setembro de 2018. Os dados foram analisados estatisticamente e tratados de forma descritiva e inferencial, pela variável sexo. Resultados: Foram encontradas correlações fracas entre as variáveis analisadas. Entre as variáveis “Envolvimento em atividades obrigatórias” e “Meios adaptativos”, encontrou-se forte correlação. Houve correlação negativa entre as variáveis “Envolvimento em atividades obrigatórias” e “Problemas externalizantes”. Encontrou-se também semi-igualdade de problemas internalizantes entre homens e mulheres. Discussão: Discute-se a mudança da dinâmica de problemas entre homens e mulheres, as dificuldades encontradas na entrada no ensino superior, e o papel da universidade no acolhimento de estudantes de primeiro ano.