Navegando por Palavras-chave "Ações"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise fundamentalista de ações: seleção das melhores ações do mercado acionário brasileiro no período de 2014 a 2019(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Araujo, Felipe Barbosa [UNIFESP]; Saporito, Antonio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007O mercado de ações tem despertado nos últimos anos um interesse crescente nas pessoas, que buscam papéis com grandes possibilidades de retornos financeiros após determinado período. Diante da crise econômica que atingiu o País nos últimos anos, faz-se necessário para um investimento mais seguro, avaliar as informações das empresas inseridas no mercado acionário. O presente trabalho buscou selecionar as melhores ações do mercado acionário brasileiro, num momento de recessão e pós-recessão econômica, abrangendo para isso os anos de 2014 a 2019. Foram utilizados como critério para essa seleção e análise, variáveis da análise fundamentalista de ações, que tem como precursor um dos maiores investidores de todos os tempos e considerado o criador da estratégia “buy and hold” de investimentos em ações, Benjamin Graham. A partir da utilização dessas variáveis adaptadas ao mercado brasileiro e com ajuda das informações disponíveis no site da B3 - BRASIL BOLSA BALCÃO, foram filtradas as melhores empresas do período, criando-se uma carteira formada pelos melhores papéis entre 2014 e 2019 e verificando o retorno ao acionista dentro desse momento adverso da economia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Capital Asset Pricing Model no agronegócio brasileiro: teste de fatores de risco nas empresas do agronegócio listadas na B3(X SICONF - Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados, 2020-11-18) Ruivo, Amanda Vieira [UNIFESP]; Carrera Júnior, José Marcos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7538776919172431O agronegócio brasileiro é um dos setores de maior relevância para a economia do país, considerando tal importância surge o interesse em verificar a aplicabilidade, ao setor, de um dos modelos mais utilizados em finanças, o modelo CAPM. Tal modelo possibilita o cálculo do retorno esperado de um ativo, levando em conta uma medida de risco. O modelo é objeto de vários estudos que questionam sua validade, diante disso o presente estudo teve como objetivo identificar a aplicabilidade de fatores de risco ao modelo CAPM no agronegócio brasileiro. Identificando possíveis riscos ao setor, foram introduzidos ao modelo, a variação do dólar, variação do índice de bolsa chinesa (SSE Composite Index) e a variação de preços das principais commodities brasileiras. A partir de 7 modelos criados, combinando as variáveis supracitadas, realizamos regressões lineares para os últimos 10 anos e analisamos os coeficientes betas das variáveis nos modelos, observando o p-value do teste t. Ao contrário do que se esperava, as variáveis adicionais não se mostraram relevantes nos modelos testados, apenas em casos pontuais em algumas empresas. Quanto ao coeficiente do modelo tradicional, este demonstrou alta significância em quase todas as observações, relevando que, apesar das críticas, o modelo tradicional é um bom previsor para o retorno das empresas do setor em estudo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perspectivas das estratégias e ações nos Planos Municipais da Mata Atlântica: estudo em municípios do sudeste brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07) Souza, Vinicius Alexandria de [UNIFESP]; Kniess, Claudia Terezinha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8233265633962510; https://www.linkedin.com/in/vinicius-a-a4462210b/A Mata Atlântica é um dos principais biomas brasileiros. Considera-se de extrema importância a discussão da sua conservação, visto ser um rico ecossistema que está fortemente ameaçado por conta da exploração intensiva e desordenada das florestas. Este artigo tem o intuito de estudar os Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMA) de capitais e cidades do sudeste brasileiro, com o objetivo de analisá-los a partir das ações e medidas a serem efetuadas, evidenciando o comparativo entre os Planos e classificando-os por meio das suas características. Neste contexto, também será discutido a relação dos PMMAs como Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da agenda 2030 da ONU. Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, com base na análise de PMMA de quatro municípios do sudeste do Brasil, concluindo com as principais evidências identificadas dos ODS nos PMMA, e na própria elaboração de cada um dos planos. Após os resultados, concluiu-se que os PMMA são completos e coerentes, onde os desafios virão na implementação, por conseguinte, são concordantes e seguem a fundamentação dos ODS.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relato de experiência: a Pedagogia entre memórias e ações(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Lima, Polyana Silva do Prado [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; http://lattes.cnpq.br/9653557368928303Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é um relato de experiência vivenciada em uma escola de Educação Infantil na Zona Rural do Estado do Acre, no meio da Floresta Amazônica com uma turma de educandos(as) com idade entre 3 e 4 anos. É um mergulho nas memórias que resgatam as lembranças de interações de afeto com as crianças e as práticas pedagógicas como educadora. Todo esse enredo se entrelaça e se funde com a trajetória acadêmica no Curso de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo. Também é documento que traz os referenciais teóricos e metodológicos que regem as práticas nas escolas municipais de Rio Branco
- ItemAcesso aberto (Open Access)Retorno de ações e a quantificação dos seus fatores de risco(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-06) Capriolli, Leonardo Barboza [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolivar Godinho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112O risco e, consequentemente, o retorno no mercado financeiro se manifestam de diversas formas, seja ele por meio de do risco monetário, cambial, político, ou mesmo a dinâmica interna do mercado. À luz destes fatos, diferentes autores buscaram desenvolver metodologias de quantificação de riscos, assim como suas nuances, alcances e limitações. O presente trabalho tem como objetivo reunir diferentes abordagens sugeridas e implementadas no mercado e no cenário acadêmico internacional e aplica-lo à dinâmica do mercado financeiro brasileiro, incorporando essas abordagens em um modelo que engloba variáveis macroeconômicas e específicas das ações. A discussão bibliográfica busca apresentar os conceitos e modelos envolvidos na metodologia a ser usada no trabalho. A pesquisa é de caráter descritivo e quantitativo, de modo que, por meio de uma base de dados diários de janeiro de 2014 a novembro de 2022 com o retorno histórico das ações selecionadas, a liquidez das ações, a expectativa de inflação divulgada semanalmente no Boletim Focus, a taxa de juros e o retorno do dólar no período, busca quantificar a sensibilidade do retorno de ações a partir de cada um dos fatores, analisando cada um deles em diferentes modelos de regressão linear múltipla buscando desenvolver um modelo que tenha o maior poder explicativo e significância estatística. O modelo foi desenvolvido em linguagem Python e performado no software Visual Studio Code. As conclusões e resultados deste presente trabalho indicaram que o risco de liquidez e o risco cambial apresentam significância estatística para alguns dos setores sob análise, enquanto o risco da expectativa de inflação e monetário apresentaram menor significância estatística, dando abertura para um teste realizado excluindo ambos os fatores. O teste realizado indicou que a exclusão dos fatores não resultou em perda do poder explicativo do novo modelo em comparação ao inicial, além de apresentar melhores resultados associados à qualidade do modelo e a multicolinearidade das variáveis. As conclusões contribuem para ampliar o conhecimento a respeito da utilização de modelos de explicação do retorno de ações do mercado internacional no mercado brasileiro, e as sugestões estão associadas ao diferente uso de fatores de risco, modelos e abordagens diferentes, a principal conclusão está associada ao uso de uma abordagem setorial, que incorpore diferentes fatores a depender do setor sob análise.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Seleção e alocação de ações baseadas em análise fundamentalista e técnica e MCDA(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-16) Salvadori, Bruno Lopes [UNIFESP]; Belderrain, Mischel Carmen Neyra; http://lattes.cnpq.br/ 3574552458175171; http://lattes.cnpq.br/9268285242645478O interesse da população brasileira na área financeira vem crescendo nos últimos anos, esse aumento pode ser evidenciado pelo aumento de 400% do número de pessoas físicas que começaram a investir na bolsa de valores de São Paulo nos 10 últimos anos. Mohanram (2005) afirma que os analistas de mercado possuem muitas estimativas ingênuas, o que afeta o fator de sucesso de uma estratégia de investimento. Assim, constata-se que há necessidade de novos estudos e novas técnicas que auxiliem os investidores em suas tomadas de decisões. Exposta essa necessidade, o presente trabalho propõe um método de elaboração de uma carteira de ações e seu gerenciamento utilizando métodos multicritério de apoio à decisão, sendo esses métodos pautados por indicadores fundamentalistas e técnicos além do uso da teoria de carteira de Markowitz. O método proposto foi aplicado em um período de 12 meses entre 2019 e 2020 acumulando resultados superiores ao Ibovespa e a retornos oferecidos por fundos de investimentos existentes no mercado.