Ciências Econômicas
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Navegando Ciências Econômicas por Autor "Antunes, Jeovana de Jesus [UNIFESP]"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Estratégias de merchandising de e-commerces de moda pela ótica da economia comportamental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-05) Antunes, Jeovana de Jesus [UNIFESP]; Araújo, Veneziano de Castro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2491702233543713; http://lattes.cnpq.br/5382703878627015O presente trabalho buscou demonstrar como os conceitos da Economia Comportamental são explorados dentro das estratégias de merchandising pelos principais players de e-commerces de moda, analisando quais heurísticas são trabalhadas e como elas são incorporadas aos websites em questão, além de entender quais benefícios as empresas extraem de cada viés. Para isso, inicialmente, foram mapeados os principais players do setor, que então foram analisados por meio de um método observacional qualitativo. As heurísticas comportamentais são constantemente exploradas pelos e-commerces na forma de nudges; ou seja, ao apresentar um produto de maneira específica, a empresa busca beneficiar-se de vieses sistemáticos do indivíduo de maneira que eles sejam influenciados, estimulando uma compra impulsiva. Exemplificativamente, a presença e o uso de departamentalização, preço original e preço corrente, ofertas relâmpago e opções padrões relacionam-se diretamente com a contabilidade mental, a ancoragem, a aversão à perda e ao viés de status quo; demonstrando, dessa forma, como é possível estabelecer pontes entre os conceitos da Economia Comportamental e as estratégias utilizadas dentro dos canais de venda online. Com a análise, é possível entender como as empresas objetivam estimular os consumidores a realizar uma compra por impulso. E apesar de ser possível notar que muitas das estratégias de merchandising são estabelecidas de maneira semelhantes, outras já são aplicadas de maneira mais abundante por alguns players. Essa promoção da impulsividade, apesar de ser importante para as empresas no que tange a superação das barreiras dos meios digitais, também são prejudiciais a sociedade, relacionando-se com o fast fashion e a problemas financeiros individuais, como o endividamento.