Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Autor "Almeida, Emanoel Vieira de [UNIFESP]"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções de saúde no livro didático de ciências do ensino fundamental anos finais do município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-24) Almeida, Emanoel Vieira de [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164; http://lattes.cnpq.br/7221238963379912A compreensão a respeito do conceito de saúde e as razões que atuam e definem o quadro de saúde do indivíduo e de uma população em geral são distintas até mesmo entre os profissionais de saúde. Essa compreensão interfere diretamente na escolha das orientações educativas direcionadas à saúde e aplicadas nos diversos setores da sociedade e, entre eles, o espaço escolar. Sendo o(a) professor(a) o(a) principal divulgador(a) de educação em saúde na escola, torna-se necessário analisar se o material didático que ele utiliza em sala de aula contempla de forma adequada o termo saúde. O objetivo deste trabalho é investigar como o termo saúde é apresentado no Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens e Trilhas de Aprendizagens da coleção de Ciências Naturais do Ensino Fundamental Anos Finais da Prefeitura Municipal de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que será realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin, que utiliza como unidade de registro os trechos de parágrafos que demonstram uma ligação direta ou indireta com assuntos relacionados à saúde. Após o mapeamento dos temas relacionados à saúde, os resultados mostraram que o material didático está inclinado a abordar o conceito de saúde a partir de uma visão ampliada ao relacioná-la às abordagens promoção da saúde e biopsicossocial, visualizando o indivíduo de forma integral, enfatizando a influência dos aspectos biológicos, emocionais e culturais no estado de saúde, demonstrando ainda, uma acentuada diminuição da abordagem higienista. Porém, o modelo biomédico, centrado, principalmente, nos processos biológicos, ainda exerce influência no material didático.