Engenharia Ambiental
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Navegando Engenharia Ambiental por Orientador(es) "Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]"
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- ItemEmbargoSistema de Rotulagem e avaliação de marcas sustentáveis (SRAMS): primeiros passos da revolução para o consumo sustentável através de modelo lean startup(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-10) Moraes, Rael Jonas Santos de [UNIFESP]; Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0865792662046289; http://lattes.cnpq.br/8242411882272254; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O modelo atual e predominante de consumo é um dos principais responsáveis pelo crescente esgotamento dos recursos naturais, degradação de habitats e desequilíbrio no sistema climático do planeta. Sua forma linear de operação é insustentável, pois concentra-se em retirar recursos naturais, produzir, usar e descartar. O rompimento com esta trajetória depende do desenvolvimento de um novo modelo, que pode se apoiar em duas abordagens: Sustentabilidade e Economia Circular. Pesquisas de mercado realizadas no Brasil indicam tendências de crescente demanda para produtos sustentáveis, com consumidores mais conscientes e preocupados com a questão ambiental. O presente trabalho pretende explorar a conexão dos modelos Startup (idealização, conceitualização e aplicação) e produção artesanal e/ou por pequenas empresas, referenciada nas abordagens da Sustentabilidade e Economia Circular. Como ferramenta/estratégia de apoio foi utilizado a abordagem de Selos de Sustentabilidade. Foram selecionadas e avaliadas 160 ações sustentáveis de 42 Marcas, classificadas em 12 Selos de Sustentabilidade, 6 etapas de Ciclo de Vida e 3 categorias de Amplitude da Ação. É possível destacar o potencial escalável do sistema proposto, por ter sido capaz de avaliar e classificar uma amostra relevante de Marcas com contextos diversos, sediadas nas 5 regiões do Brasil e que atuam em 10 setores diferentes. Como estratégia de incentivar o consumo sustentável, a aplicação de um sistema de Selos de Sustentabilidade torna-se uma ferramenta importante, uma vez que propõe solucionar duas das principais barreiras para o consumo sustentável, acesso/compreensão de informações e confiabilidade.