Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
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A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) foi inaugurado em março de 2007 e fica no campus Guarulhos. Informações: https://www.unifesp.br/campus/gua/
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Navegando Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) por Orientador(es) "Abreu, Mirhiane Mendes De [UNIFESP]"
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- ItemSomente MetadadadosGuilherme De Almeida Em Revistas: A Poesia Publicada Nos Periódicos Modernistas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-20) Santos, Andre Felipe Barbosa Da Silva [UNIFESP]; Abreu, Mirhiane Mendes De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The debate concerning the role of the literary journals as an essential part of the modernism movement in Brazil has received more attention from the contemporary literary criticism. Based on that, the study of the literature produced and released through the magazines allows us to realize how the artists comprehended the values of the modernity in the beginning of the twentieth century as well as they put them into broader circulation. Therefore, the aim of this M. A. thesis consists of collecting and analyzing fourteen poems written by Guilherme de Almeida (1890-1969) and originally published in eight literary journals from the southeast region, between 1922 and 1929: Klaxon (1922-23), Árvore Nova (1923), Estética (1924-25), A Revista (1926), Terra roxa e outras terras (1926), Verde (1927), Revista de Antropofagia (1928) and Movimento Brasileiro (1929). The analyses point to compositions that would promote the rhythm as a poetic manifestation. Thus, this research emphasizes new possibilities of reading and interpretation manifested throughout the relationship established between the texts in the magazines.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Memórias Da Criação: Graciliano Ramos, Autoria E Autocrítica Em Cartas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-06-25) Santos, Cicera Jessiane Lins Dos [UNIFESP]; Abreu, Mirhiane Mendes De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Al Considerar Las Posibilidades De La Epistolografía Para Los Estudios Literarios, Este Trabajo Pretende Investigar Y Discutir, En Las Cartas De Graciliano Ramos, Las Bases De Sus Concepciones Estéticas, Creativas Y Críticas. Con Este Fin, Fueron Seleccionados Estos Interlocutores: Joaquín Pinto Da Mota Lima Filho, Periodista Y Amigo De Infancia, Heloísa Ramos, Segunda Esposa Del Novelista, Y Benjamín De Garay, Traductor Argentino. En Este Orden, Los Análisis Comprenden Etapas Distintas De La Trayectoria Del Novelista: Las Primeras Inmersiones En La Literatura, Próximos A Rasgos Inscritos Por El Realismo; La Incursión En La Prosa, Momento En Lo Cual Se Percibe La Singularización De Su Estilo Así Como De Su Compromiso Con Las Letras Del País; Y, Finalmente, La Post-Cárcel, Etapa Marcada Por El Establecimiento Del Escritor En Medio De Un Movimiento Reconocido, Aunque No Reivindicado, Y Envuelto Con La Afirmación Nacional Y Regional A Partir, Especialmente, De Las Redes De Sociabilidad Y De La Lengua Brasileña.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Painéis urbanos: aproximações entre José de Alencar e Mário de Andrade(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-27) Guimarães, Julian Guilherme Fermino; Abreu, Mirhiane Mendes De [UNIFESP] ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; http://lattes.cnpq.br/3345237773713092O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparatista entre o livro Lucíola, de José de Alencar, e o conto “Atrás da Catedral de Ruão”, que integra a obra Contos novos, de Mário de Andrade. Nesse contexto, é realizada uma comparação entre os espaços em que as protagonistas de cada obra circulam. Para alcançar esse intento, busca-se, primeiramente, refletir a respeito de como o narrador de José de Alencar traça um painel da vida na corte carioca no século XIX. Em seguida, são analisados os ambientes retratados no conto de Mário de Andrade. Por fim, pretende-se estabelecer em que sentido os espaços públicos e privados, urbanos e rurais das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo contribuem para as experiências afetivas de suas personagens e de que modo essa representação retrata as práticas sociais à época das respectivas publicações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um passeio pela corte: imagens do Rio de Janeiro nas memórias de um sargento de milicias(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-22) Pinto, Cinthia Cardoso [UNIFESP]; Abreu, Mirhiane Mendes De [UNIFESP] ; http://lattes.cnpq.br/0117816573729403; http://lattes.cnpq.br/5734254040612043Memórias de Um Sargento de Milícias é um romance cujo cenário aborda as grandes transformações ocorridas no Rio de Janeiro por ocasião da vinda da família real portuguesa e outros habitantes. Diante disso, o objetivo dessa apresentação é examinar o processo de desenvolvimento da narrativa através da trajetória do personagem principal, Leonardo e de suas peripécias, compreendendo neles o humor como forma de questionamento do processo de padronização dos hábitos brasileiros em contraste com as etiquetas sociais vindas da Europa. O que se pretende compreender é como o livro, fazendo o uso da crônica, traça as interferências nos hábitos e costumes brasileiros naquele processo de urbanização e como isso afetou as formas de convívio social naquele momento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma reflexão sobre a condição feminina em Gabriela, cravo e canela: patriarcado, casamento e subjugação no romance(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-05-28) Melo, Marta Amado De Moura [UNIFESP]; Abreu, Mirhiane Mendes De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe purpose of this work is to analyze the female condition and subjugation of women in the novel Gabriela Cravo e Canela: crônica de uma cidade do interior (Gabriela, clove and cinnamon), from the study of the protagonist Gabriela and the characters: Sinhazinha, Malvina, Glória and, as well as the implications of marriage and political, social and economic values in the lives of the characters in the novel. We also want to find out to what extent the work favors the folkloric aspect of the situations, minimizing the social question, as some critics point out. The intention, therefore, is that this project will contribute to the studies of this novel and to the debate about women in our society.
- ItemSomente MetadadadosSem Asas, Só Penas: Uma Leitura De O Galo De Ouro, De Raquel De Queirós, Comparado A Suas Crônicas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-27) Lima, Jacqueline Nunes De [UNIFESP]; Abreu, Mirhiane Mendes De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Masters dissertation results from a research about the work of Rachel de Queiroz, more exactly her novel O galo de ouro and four short stories: ―Mimiro‖, ―A dor de amar‖, ―Bilhete ao meu leitor de domingo‖ and ―Retrato de um brasileiro‖. This work intends to verify, based on the writer‘s affirmation about the novel O galo de ouro, that these short stories should work as kind of a creative laboratory for the novel itself. The trajectory that was realized counts on a short comment about Rachel de Queiroz‘s literary production, focusing on the short stories and the novel. Next, considering her competence of telling stories, the narrator‘s position and participation are verified and also the kind of speech used. Then an analysis is made about how Rachel de Queiroz represents the poverty in her work which is studied. Based on theoretical support of Roland Barthes that allows to believe that the short stories work like a laboratory for the novel building, showing, after all, which likeness exist between the four short stories chosen and the novel O galo de ouro, proving that they are found in both works, concerning to the characters construction, themes and narrative means, for example.
- ItemSomente MetadadadosSensações Viajantes: A América Para Ronald De Carvalho E Albert Camus(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-24) Perissinotto, Aline Pasquoto [UNIFESP]; Abreu, Mirhiane Mendes De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho tem como intuito o estudo comparativo das obras Diário de Viagem, Albert Camus, publicada em 1978, referente à viagem do autor à América do Norte em 1946 e à América do Sul, 1949; e Toda a América, Ronald de Carvalho, obra de poemas publicada em 1926, referente à viagem do autor pela América nos anos de 1923 e 1924. Apesar de Camus apresentar um diário de bordo e Ronald um livro de poemas, as sensações - consequências do deslocamento físico - trazem a necessidade de apontar as particularidades dos momentos. Os relatos dizem respeito às viagens realizadas, o modo como encararam o deslocamento físico, o choque cultural e as opiniões sobre os diferentes acontecimentos. Assim, a invenção poética, reconhecida em forma de diário ou de poema, pode ser ocasião para múltiplas visões que uma mesma paisagem possa oferecer à subjetividade, esta também em trânsito. Diante de tantos aspectos em comum, mas com suas singularidades, pretende-se nesta dissertação apresentar alguns elementos de análise comparativa, pois são obras literárias com sensações e impressões vividas durante a viagem, uma construção subjetiva para cada autor.