John Rogers e a disputa pela commonwealth: debates e polêmicas com William Prynne, Richard Baxter e James Harrington durante a segunda república inglesa,

Imagem de Miniatura
Data
2014-06-13
Autores
Santos Junior, Jaime Fernando dos [UNIFESP]
Orientadores
Lima, Luís Filipe Silvério [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta pesquisa procurou analisar um debate acontecido no ano de 1659 e articulado pela obra Diapoliteia de John Rogers. A polêmica se deu entre ele e o advogado regalista William Prynne, o teólogo defensor da monarquia Richard Baxter e o republicano James Harrington. Por meio de Diapoliteia e os textos dos outros pensadores, procuramos entender o contexto político e linguístico que formou nossos autores e suas tentativas de alterá-los. Ademais, vimos os principais temas que preocupavam Rogers e que, como acreditava, trazia insegurança e instabilidade à commonwealth, como: o papismo, as acusações de ilegalidade do Parlamento, as críticas à liberdade de consciência, as propostas de eleições sem qualquer distinção etc. Por fim, refletimos sobre o projeto teocrático do devoto republicano, apontando os benefícios que tal governo, segundo Rogers, traria à Inglaterra.
Descrição
Citação
SANTOS JUNIOR, Jaime Fernando dos. John Rogers e a disputa pela commonwealth: debates e polêmicas com William Prynne, Richard Baxter e James Harrington, durante a segunda república inglesa / Jaime Fernando dos Santos Junior. – Guarulhos, 2014.
Coleções