A Matemática do ensino: por uma história do saber profissional 1870-1960

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Livro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este livro compõe a Coleção Educação e Saúde, elaborada por professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Gradução Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os diferentes capítulos da obra levam o leitor a tempos longínquos trazendo-o a meados do século XX. Como foi sendo elaborada e modificada a matemática para o ensino e formação de professores? O tema é atual haja vista os debates que assistimos hoje. Caberia à BNCC orientar a formação de professores? Ou seriam as universidades, em sua autonomia, que deveriam promover, sob referências disciplinares, essa orientação? O tema é antigo, pois antigas são as disputas de poder sobre a definição dos saberes de referência para o ensino e para a formação de professores. Quem deveria ter autoridade para a elaboração de tais saberes? As ciências da educação? Os campos disciplinares em suas diversas áreas? O próprio ensino, por meio do campo profissional da docência? Matemática a ensinar, matemática para ensinar são exemplos do esforço de elaboração teórica com vistas a melhor compreender, no tempo, a matemática das mudanças do ensino e da formação de professores.
Descrição
Capítulo 1: https://doi.org/10.34024/9786587312293c1
Capítulo 2: https://doi.org/10.34024/9786587312293c2
Capítulo 3: https://doi.org/10.34024/9786587312293c3
Capítulo 4: https://doi.org/10.34024/9786587312293c4
Capítulo 5: https://doi.org/10.34024/9786587312293c5
Conclusão: https://doi.org/10.34024/9786587312293con
Citação
Valente, Wagner Rodrigues & Bertini, Luciane de Fatima (Orgs). A matemática do ensino: uma história do saber profissional 1870-1960. São Paulo, SP: Universidade Federal de São Paulo. Coleção Educação & Saúde, Vol. 1, 2022, 241p.
Coleções