Browsing Ciências (Licenciatura) by Issue Date
Now showing items 1-20 of 102
-
A pessoa formando o docente o docente formando o estudante
(Universidade Federal de São Paulo, 2015-12-13)Alguns estudiosos da área de formação de professores apontam que a história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente. Baseado nesse referencial teórico, optou-se pelo ...
-
História da alquimia no ensino: caminhos para introdução de aspectos da natureza da ciência
(Universidade Federal de São Paulo, 2016-12-06)Tendo como base as diversas discussões existentes sobre a importância da história da ciência no ensino (FORATO et al., 2007; MARTINS. A., 2007; MATTHEWS, 1995), e visando atender a problemática da falta de material didático ...
-
Representações sociais de professores a respeito de religiões de matriz afro-brasileira: uma reflexão sobre o racismo e questões étnico-raciais
(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-10)A escola é um espaço não apenas de transmissão de conteúdo programático exclusivamente, mas sim um espaço que oportuniza o estabelecimento de múltiplas relações em que o estudante é estimulado a perceber o outro, aprendendo ...
-
Processos de aprendizagem analisados por meio da obra “Ensinando inteligência” (PIAZZI, 2015)
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-09)Diante de índices mundiais que evidenciaram uma problemática na educação brasileira, o professor Pierluigi Piazzi publicou em 2015 um livro chamado Ensinando Inteligência, que discute essas adversidades, e propõe possíveis ...
-
Experimentação no ensino de química: o uso da cozinha em uma proposta contextualizada para o ensino de ácidos e bases.
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13)São claras as dificuldades encontradas no Ensino de Química, principalmente por exigir dos alunos que o conhecimento seja obtido por meio de processos de memorização de fórmulas e informações, gerando certo desinteresse ...
-
Análise da educação ambiental em cursos de Licenciatura em Ciências
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13)Este trabalho de conclusão de curso visou analisar a Educação Ambiental nos cursos de Licenciatura em Ciências que são cursos com diferentes habilitações realizados em universidades públicas de nível federal no Brasil. ...
-
Análise do tema evolução biológica em livros didáticos
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-22)No contexto dos livros didáticos no Brasil a Evolução apareceu pela primeira vez no ano de 1930, sendo apresentado em capítulos relacionados à Paleontologia. Atualmente os livros didáticos são distribuídos pelo Programa ...
-
Polígonos: uma análise em livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental.
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-29)A Matemática porta uma gama de conhecimentos que podem ser explorados. Neste trabalho houve a intenção de fazer uma pesquisa no campo da Geometria, em especial envolvendo o tema de polígonos nos livros didáticos e alguns ...
-
Uma introdução ao estudo da álgebra linear no ensino médio: da perspectiva histórico-filosófica da matemática a uma proposta de abordagem
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-08)Esta pesquisa teve por objetivo precípuo desenvolver uma discussão com o intuito de promover a perspectiva de uma abordagem significativa de ensino sobre Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o Ensino Médio. ...
-
Ensino de Física como projeto de vida para meninas
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-18)As mulheres possuem um singular histórico de lutas por direitos, tendo a teoria feminista (MIGUEL, 2014) como principal movimento que possibilitou o alcance desses direitos. Essas lutas foram necessárias para ascender em ...
-
As abordagens sobre metabolismo energético e nutrição humana no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM de acordo com a Taxonomia de Bloom Revisada
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19)Avaliar o desempenho dos alunos ao final da educação básica é uma política avaliativa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que verifica os índices de aprendizagem e possibilita ingresso no ensino superior. No entanto, ...
-
Abordagens sobre energia nuclear na escolaridade básica
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19)O presente trabalho se propôs a discutir possíveis abordagens sobre o tema da Energia Nuclear no entorno da escolaridade básica. No decorrer do desenvolvimento do texto buscou formular um arcabouço teórico inserido na ...
-
A inclusão social nos cursinhos "populares e comunitários": o cursinho Articula Vestibular de Diadema
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19)Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar o grau de inclusão o cursinho Articula Vestibular, que não possui critérios de seleção comparativamente a outros cursinhos existentes no Grande ABC. Este cursinho ...
-
Diferenciando os efeitos físicos e visuais na geometrização da Teoria da Relatividade Especial: uso do diagrama Minkowski no ensino superior
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19)A presente monografia sobre a cinemática da teoria da relatividade especial se vale pela importância de compreender um dos pilares da física contemporânea em estudos de altas velocidades sem gravidade, que explica fenômenos ...
-
O impacto dos cursinhos populares na formação dos futuros-professores da educação básica - O cursinho Articula Vestibular de Diadema
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19)O presente trabalho visa analisar o papel dos cursinhos populares na formação docente. É um estudo integrado ao Programa de extensão Articul@ções - Pesquisa e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior e que utilizou o ...
-
Contribuições de Paulo Freire para a temática Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ)
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19)O presente trabalho insere-se no campo de estudos e pesquisas da Educação Química e tem por objetivo analisar o que tem sido estudado sobre Paulo Freire em trabalhos relacionado à temática de Educação de Jovens e Adultos ...
-
O uso de vídeo-experimentação no ensino de química analítica
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22)Uma das grandes limitações ao ensino da Química é a dificuldade para o aprendizado de conceitos, elaboração e compreensão de modelos científicos. No ensino da Química, a experimentação pode ser uma ferramenta valiosa para ...
-
Jogos para o desenvolvimento do pensamento numérico: uma experiência nos anos iniciais do ensino fundamental
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22)Atualmente os jogos para o ensino e aprendizagem da matemática são muito utilizados pelos professores nas salas de aulas dos anos iniciais. Também são alvos de muitas pesquisas na Educação Matemática. Este trabalho buscou ...
-
Aurora: proposta de um jogo sobre sustentabilidade para discutir conceitos de física na educação ambiental
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22)Com a importância da educação ambiental crescendo nas escolas, pouco nota-se a Física como frente de estudo, sendo os cursos de Química e Biologia responsáveis por essa abordagem. Além disso, jogos didáticos estão ganhando ...
-
Experiências clássicas da atomística: uma análise sobre o experimento de Thomson em livros didáticos
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22)O estudo da transposição didática de experiências clássicas da atomística é apresentado pela análise do artigo original de Thomson a respeito dos Raios Catódicos, que o levou a descoberta da relação carga massa do elétron ...