Browsing Administração by Title
Now showing items 1-20 of 176
-
Acesso à energia e o Brasil que ainda vive no escuro: as lacunas dos programas de governo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-05)Fundamental no contexto da vida contemporânea, o acesso à energia e a sua universalização é ainda um desafio. No Brasil, mudanças significativas no panorama do acesso à energia surgiram a partir do censo demográfico de ...
-
Ações de sustentabilidade adotadas pelas startups da plataforma InovAtiva à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16)O presente trabalho busca avaliar as startups impulsionadas pelo hub Inovativa Brasil sob a ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e assim conceituar quais indicadores de inovação e empreendedorismo estão ...
-
Ações educacionais afirmativas: iniciativa LIFT – uma análise dos resultados e impacto
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-08)O objetivo principal desta pesquisa foi realizar um estudo de impacto e resultados da Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação) como programa educacional de ação afirmativa na vida profissional dos bolsistas ...
-
Adoção do modelo flexível na terceirização de frota leve em empresa do varejo supermercadista
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-07)O presente trabalho teve como objetivo analisar as modalidades de gerenciamento de frota, suas particularidades e aplicações dentro do mercado do varejo supermercadista brasileiro. Isso foi possibilitado através de entrevistas ...
-
Análise da blockchain na gestão da cadeia de suprimentos
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-16)A cadeia de suprimentos tem se defrontado com alguns desafios, como problemas de segurança, confiança, dificuldades com a integração de seus fornecedor e problemas com a infraestrutura que englobam a perda de dados, ...
-
Análise da Educação Financeira dos Graduandos de uma Universidade Pública
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25)A educação financeira é um tema pouco presente nos currículos das escolas e universidades brasileiras, não é à toa que, assim como será explorado pelo presente trabalho, o Brasil não está bem posicionado em pesquisas ...
-
A análise da inserção feminina no mercado de trabalho do setor financeiro
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-04)O presente trabalho tem por objetivo analisar a participação das mulheres no mercado de trabalho no setor financeiro a fim de verificar os fatores que impactam a inserção feminina neste segmento. Buscou-se analisar os ...
-
Análise da viabilidade da Efex, consultoria em gestão com foco em pequenos negócios
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19)O presente estudo caracteriza-se como um Plano de Negócios cujo objetivo geral foi desenhar o modelo de negócios de um empreendimento denominado Efex Consultoria, que atuará como uma consultoria em gestão empresarial, ...
-
Análise de conteúdo da regulamentação brasileira sobre educação financeira nas escolas
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02)O presente estudo tem como objetivo discutir a eficácia das novas perspectivas para a Educação Financeira no Brasil, com ênfase nos projetos e regulamentações, tendo como base o DECRETO Nº 10.393 (BRASIL, 2020) e a ...
-
Análise de fatores associados à compra de produtos e serviços online após a visualização de anúncios
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-09)O comércio eletrônico consiste em toda e qualquer transação comercial processada eletronicamente. No Brasil o e-commerce faturou aproximadamente R$ 133 bilhões em 2018, um volume cerca de 18% maior que o ano anterior em ...
-
Análise de risco e retorno de fundos multimercados no Brasil
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-16)O Brasil contempla atualmente um cenário de retomada de crescimento e desafios a serem vencidos e, com isso, torna-se cada vez mais uma vitrine de oportunidades de negócios devido a melhoras econômicas, políticas e ...
-
Análise do discurso de influenciadores digitais brasileiros na área de finanças pessoais
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27)Devido a facilidade do uso das mídias sociais para adquirir conhecimento de finanças pessoais, nota-se a importância dos influenciadores digitais na disseminação do assunto. O presente trabalho teve como objetivo ...
-
Análise do Ecossistema Empreendedor Universitário da Universidade Federal de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-21)Atualmente é uma realidade para jovens estudantes universitários a necessidade de buscar alternativas de inserção no mercado que vão além dos trabalhos tradicionais, sendo o empreendedorismo uma opção cada vez mais relevante. ...
-
Análise do efeito de licenciamento de marca na intenção de gasto do consumidor
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-23)O consumidor recebe diariamente inúmeros anúncios publicitários e propagandas de organizações querendo vender seus produtos e/ou serviços. Algumas dessas organizações possuem mais reconhecimento que outras, seja por lealdade ...
-
Análise dos fatores contribuintes e inibidores do uso das TICs pelas pessoas idosas no Brasil
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-06)Marcada pelo envelhecimento populacional, nota-se nos dias atuais, a transformação demográfica da população brasileira e a importância da integração das pessoas idosas à vida moderna. As Tecnologias da Informação e ...
-
Análise dos indicadores de desempenho para atingimento dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis em empresas privadas
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09)O presente trabalho avalia quais indicadores uma empresa que compactou com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) está utilizando para mensurar suas práticas e sua contribuição com os ODS. Tais ...
-
A aplicação de ferramentas do marketing digital como elemento estratégico em MICR
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24)Com o crescimento da comunidade online, o Marketing Digital vem modificando rapidamente a natureza da comunicação entre empresas e clientes, tranformando-se em uma das correntes dominantes no campo do Marketing. A forma ...
-
A aplicação dos princípios da economia circular na busca de sustentabilidade nas organizações
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-16)Após anos de consumo desenfreado, o mundo enfrenta gargalos com excesso de lixo e danos ambientais causados por produções em larga escala para atender essa demanda. Os materiais se tornaram menos duradouros e comprar se ...
-
"Are you still watching?": um estudo sobre as causas e consequências da prática problemática de binge watching
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-12)Este estudo buscou investigar as causas e consequências da prática problemática de binge watching nos telespectadores. Uma amostra de 388 respondentes foi submetida a um estudo conduzido em três partes, sendo elas: Modelagem ...
-
Ascensão no mercado digital e motivações dos usuários do aplicativo de impacto social Ribon
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-16)A partir de um cenário de crescimento e aparecimento startups, e em conjunto com inovações digitais e sociais, constatou-se uma ascensão de aplicativos com cunho social, os quais surgem com o intuito de cobrir lacunas de ...