Browsing Administração by Title
Now showing items 26-45 of 124
-
De concorrentes para parceiros: como bancos estão se transformando ao investirem em fintechs
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-06)Nos últimos anos foi possível identificar o surgimento e o grande crescimento das fintechs, startups que utilizam de recursos tecnológicos para entregar serviços financeiros diferenciados e digitais para os usuários. As ...
-
Derivativos, ferramenta de hedge no agronegócio brasileiro
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10)O presente estudo apresenta os conceitos de mercado de derivativos, além do uso para o hedge no agronegócio brasileiro, utilizando de um estudo de caso da empresa SLC Agrícola S/A. Para isso, foi apresentado os quatros ...
-
Os desafios enfrentados por microempreendedoras durante a pandemia de Covid-19
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08)Muitos motivos levam os(as) brasileiros(as) ao empreendedorismo, como: oportunidade, vontade de ter o seu próprio negócio, necessidade (desemprego), altruísmo e desejo de mudar o mundo, entre outros. A atual crise sanitária ...
-
Diversidade e equidade como elementos de estratégia corporativa no setor bancário
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08)Diversidade é um tema que vem ganhando destaque dentro das empresas, principalmente incorporados à estratégia das instituições financeiras. Os Bancos promovem a diversidade por meio de iniciativas voltadas a diversos temas, ...
-
Diversidade nas organizações: um estudo da empresa Hidrovias do Brasil S.A.
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01)Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir a necessidade de estudos sobre diversidade nas organizações e traz a empresa de soluções integradas em infraestrutura e transporte hidroviário Hidrovias do ...
-
Diversidade racial e racismo estrutural: uma análise sobre o programa de trainee 2021 do Magazine Luiza
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25)Com as desigualdades racial e social presentes na sociedade brasileira desde o seu desenvolvimento e suas existências sendo cada vez mais expostas, as discussões sobre o racismo se mostraram ainda mais necessárias. Este ...
-
Doenças ocupacionais: os problemas de saúde advindos das condições de trabalho em cozinhas industriais
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-02)O objetivo deste trabalho é investigar as condições de trabalho e o seu impacto na ocorrência das doenças ocupacionais, bem como compreender os fatores de risco que propiciam o surgimento das doenças ocupacionais em cozinhas ...
-
Economia solidária: possível emancipação para as mulheres?
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01)A presença da mulher no mercado de trabalho intensificou-se com o passar dos anos no século XXI. Porém, ainda há diversas barreiras para as mulheres nas atividades produtivas. Remuneração menor, dupla jornada de trabalho, ...
-
Os efeitos do endosso de figuras públicas em propagandas
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-02)Uma estratégia que muitas marcas utilizam em suas campanhas publicitárias é o endossamento de figuras públicas. Com a ascensão das redes sociais, essa prática se tornou cada vez mais comum: empresas contratam usuários ...
-
Employer branding, casamento entre marketing e gestão de pessoas: um estudo de caso
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-11)As empresas possuem o desafio de se manterem competitivas no mercado a fim de atrair candidatos em potencial. Nesse contexto, a estratégia da Marca Empregadora (Employer Branding) se desponta como fonte de diferenciação ...
-
Envelhecimento da população: políticas públicas direcionadas aos idosos na região metropolitana de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 21-03-02)A inversão da pirâmide etária da população brasileira evidencia a transição demográfica que o país enfrenta. Enquanto alguns países europeus levaram mais de um século para dobrar seu percentual de idosos, projeta-se que ...
-
Estratégias de comunicação utilizadas nas redes sociais e sua efetividade: o caso Magazine Luiza
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-20)Este trabalho tem como objetivo entender se as estratégias e formas de comunicações utilizadas no Facebook pela empresa Magazine Luiza estão alinhadas com o seu público alvo, e está gerando o engajamento online almejado. ...
-
Estratégias e desempenho dos maiores fundos de pensão brasileiros
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-06)Neste trabalho buscamos avaliar os resultados obtidos pelo setor de previdência complementar fechada no período de 2013 a 2020, a fim de verificar as estratégias e o desempenho que as maiores fundações obtiveram nesses ...
-
Estratégias para licenciamento de marcas: do conceito à operacionalização
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-14)Adentrar no mundo do licenciamento não é um trabalho fácil, primeiro por não ser uma área tão conhecida e também por ser um tema muito abrangente e complexo. Pessoas entendidas da área afirmam que para uma boa base de ...
-
Estudo de público do Centro Educacional Unificado Formosa: o diálogo entre a biblioteca e a comunidade
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-01)O trabalho é resultado de uma pesquisa em educação e marketing cultural. Ele retrata um estudo organizacional realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Formosa, onde o espaço cultural poderia ser mais utilizado ...
-
Um estudo documental sobre recomendação social em aplicativos de relacionamento
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26)Na atualidade, a informação tem se tornado cada vez mais abundante e necessária na sociedade. Dado a facilidade de acesso às informações, os processos decisórios tornam-se cada vez mais complexos, e soluções para auxiliar ...
-
Estudo experimental sobre o efeito da adoção de chatbot humanizado e não humanizado na percepção de confiança do usuário na campanha do Setembro Amarelo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-19)Este estudo realizou um experimento com o objetivo de analisar os construtos que se relacionam na interação do usuário com chatbot não humanizado e humanizado, como semelhança com humano, competência percebida e satisfação, ...
-
A experiência do teletrabalho na perspectiva dos trabalhadores durante a pandemia de Covid-19
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-11)O ano de 2020 foi marcado pelo início da pandemia de Covid-19 no Brasil e, por se tratar de uma doença contagiosa, medidas de distanciamento social foram adotadas para impedir a proliferação mais acentuada do vírus. No ...
-
Ética como base para tomada de decisão nas organizações: uma análise do filme “A firma”
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-16)O comportamento do ser humano impacta na vida do próximo, e, com isso, os indivíduos se afetam mutuamente a todo tempo e em todas as esferas, inclusive organizacional. A ética é indissociável das organizações, e está ...
-
FALSOS DISCURSOS MERCADOLÓGICOS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: GREENWASHING, BLUEWASHING E NEUTRO
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23)O trabalho teve como objetivo compreender a reação dos consumidores às peças publicitárias que contem apelos caracterizados como greenwashing e/ou bluewashing. Procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando ...