Now showing items 19-38 of 124

    • Cidades inteligentes: novos aspectos para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável 

      Andrade, Larissa Dalazoana Moleta [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-09)
      A aglomeração urbana e a expansão populacional criam grandes desafios e o modelo de expansão e desenvolvimento extensivo sem lidar com as consequências já não pode mais ser aplicado, uma vez que os recursos ambientais se ...

    • Cloud computing e sua contribuição para a sustentabilidade das organizações 

      Silva, Gabriel Gomes da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-11)
      Este trabalho de conclusão de curso propõe identificar os benefícios do uso de tecnologias de computação em nuvem de empresas que possuem compromissos com a sustentabilidade organizacional. Buscou-se analisar as práticas ...

    • Como compor as bases para a construção de uma equipe, à luz do filme ‘A grande escolha’ 

      Costa, Vinicius José Magalhães [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13)
      Este trabalho teve como principal objetivo investigar os fatores responsáveis pelas bases que constroem uma equipe, à luz do filme „A Grande Escolha‟, e analisar a aplicação desses fatores na construção de uma equipe eficaz. ...

    • Comunicação contraintuitiva: inclusão ou mudança social? 

      Vieira, Bárbara de Assis [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-20)
      A comunicação mercadológica possui como objetivo final gerar lucro para as organizações, contudo, ela possui um papel importante de responsabilidade social, já que reside nela a oportunidade de criar “novos/outros” valores ...

    • Conflitos organizacionais: conceitos e estratégias de solução 

      Sousa, Alessandro Marques de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10)
      A evolução das relações humanas em todo mundo contribuiu para um cenário de pluralidade de ideias e levantou discussões mais célebres acerca do surgimento de conflitos nas organizações. Com o crescimento de pautas voltadas ...

    • Contribuição da Abordagem Fuzzy em técnicas de agrupamento: uma aplicação em CRM 

      Melo, Guilherme Pantiga Figueiredo de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2019-06-28)
      Atualmente o cenário em que as organizações estão inseridas é de alta competitividade e adaptar-se é essencial para sua sobrevivência e prosperidade. Neste contexto, inserir o consumidor no âmago da organização e direcionar ...

    • Crédito pré-fixado com opções: uma análise da estratégia box spread no contexto do financiamento de capital de giro no mercado brasileiro. 

      Suzuki, Pedro Paulo Barreto [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25)
      O presente estudo analisa a viabilidade do modelo de captação de capital de giro através do mercado de opções brasileiro, com uso da estratégia box spread. Para isso, são analisadas as cotações de opções padronizadas ...

    • De concorrentes para parceiros: como bancos estão se transformando ao investirem em fintechs 

      Brito, Rafael Cordeiro [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-06)
      Nos últimos anos foi possível identificar o surgimento e o grande crescimento das fintechs, startups que utilizam de recursos tecnológicos para entregar serviços financeiros diferenciados e digitais para os usuários. As ...

    • Derivativos, ferramenta de hedge no agronegócio brasileiro 

      Chien, Guilherme Lin [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10)
      O presente estudo apresenta os conceitos de mercado de derivativos, além do uso para o hedge no agronegócio brasileiro, utilizando de um estudo de caso da empresa SLC Agrícola S/A. Para isso, foi apresentado os quatros ...

    • Os desafios enfrentados por microempreendedoras durante a pandemia de Covid-19 

      Oliveira, Lorrane Ferreira de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08)
      Muitos motivos levam os(as) brasileiros(as) ao empreendedorismo, como: oportunidade, vontade de ter o seu próprio negócio, necessidade (desemprego), altruísmo e desejo de mudar o mundo, entre outros. A atual crise sanitária ...

    • Diversidade e equidade como elementos de estratégia corporativa no setor bancário 

      Santos, Grazieli Silva dos [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08)
      Diversidade é um tema que vem ganhando destaque dentro das empresas, principalmente incorporados à estratégia das instituições financeiras. Os Bancos promovem a diversidade por meio de iniciativas voltadas a diversos temas, ...

    • Diversidade nas organizações: um estudo da empresa Hidrovias do Brasil S.A. 

      Santos, Maria Olívia Cavalcanti Alves dos [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir a necessidade de estudos sobre diversidade nas organizações e traz a empresa de soluções integradas em infraestrutura e transporte hidroviário Hidrovias do ...

    • Diversidade racial e racismo estrutural: uma análise sobre o programa de trainee 2021 do Magazine Luiza 

      Ortega, Lívia de Oliveira [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25)
      Com as desigualdades racial e social presentes na sociedade brasileira desde o seu desenvolvimento e suas existências sendo cada vez mais expostas, as discussões sobre o racismo se mostraram ainda mais necessárias. Este ...

    • Doenças ocupacionais: os problemas de saúde advindos das condições de trabalho em cozinhas industriais 

      Mishaly, Asher Messod [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-02)
      O objetivo deste trabalho é investigar as condições de trabalho e o seu impacto na ocorrência das doenças ocupacionais, bem como compreender os fatores de risco que propiciam o surgimento das doenças ocupacionais em cozinhas ...

    • Economia solidária: possível emancipação para as mulheres? 

      Costa, Gabriela Araujo [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01)
      A presença da mulher no mercado de trabalho intensificou-se com o passar dos anos no século XXI. Porém, ainda há diversas barreiras para as mulheres nas atividades produtivas. Remuneração menor, dupla jornada de trabalho, ...

    • Os efeitos do endosso de figuras públicas em propagandas 

      Toledo, Victor Silva de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-02)
      Uma estratégia que muitas marcas utilizam em suas campanhas publicitárias é o endossamento de figuras públicas. Com a ascensão das redes sociais, essa prática se tornou cada vez mais comum: empresas contratam usuários ...

    • Employer branding, casamento entre marketing e gestão de pessoas: um estudo de caso 

      Gaspar, Julia Shirazawa [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-11)
      As empresas possuem o desafio de se manterem competitivas no mercado a fim de atrair candidatos em potencial. Nesse contexto, a estratégia da Marca Empregadora (Employer Branding) se desponta como fonte de diferenciação ...

    • Envelhecimento da população: políticas públicas direcionadas aos idosos na região metropolitana de São Paulo 

      Oliveira, Daiane Pereira de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 21-03-02)
      A inversão da pirâmide etária da população brasileira evidencia a transição demográfica que o país enfrenta. Enquanto alguns países europeus levaram mais de um século para dobrar seu percentual de idosos, projeta-se que ...

    • Estratégias de comunicação utilizadas nas redes sociais e sua efetividade: o caso Magazine Luiza 

      Souza, Jade Ribeiro [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-20)
      Este trabalho tem como objetivo entender se as estratégias e formas de comunicações utilizadas no Facebook pela empresa Magazine Luiza estão alinhadas com o seu público alvo, e está gerando o engajamento online almejado. ...

    • Estratégias e desempenho dos maiores fundos de pensão brasileiros 

      Ribeiro, Milena Silva Durso [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-06)
      Neste trabalho buscamos avaliar os resultados obtidos pelo setor de previdência complementar fechada no período de 2013 a 2020, a fim de verificar as estratégias e o desempenho que as maiores fundações obtiveram nesses ...