Browsing Fonoaudiologia by Issue Date
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Processamento auditivo e musical em cantores populares com dificuldade em melodias
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 21-01-26)Objetivo: Analisar a relação entre a ocorrência de queixas de dificuldade com melodias novas em cantores profissionais e a presença de alteração do processamento auditivo. Método: Estudo observacional do tipo caso-controle, ... -
Audição na fala, na comunicação, na aprendizagem autopercebida em jovens adultos
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-13)Objetivo: Verificar a autopercepção de jovens adultos do comportamento auditivo do dia a dia em relação à comunicação e aprendizagem e correlacionar com a autopercepção da audição para a fala, audição espacial e qualidade ... -
A relevância do engajamento familiar na implementação do Picture Exchange Communication System - PECS em crianças autistas
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-14)Objetivo: Analisar a relevância do engajamento familiar na implementação do Picture Exchange Communication System - PECS em crianças autistas não verbais. Metodologia: Trata-se de estudo longitudinal (1284/2017). A amostra ... -
Estudo exploratório sobre seletividade alimentar no transtorno do espectro do autismo
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-10)Introdução: A seletividade alimentar é caracterizada pela recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento (Gonçalves et al, 2013). Nos indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) esse distúrbio ... -
Sinais de desenvolvimento de linguagem em crianças com Síndrome de Down entre 17 e 48 meses
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Objetivo: Verificar os comportamentos de linguagem oral expressiva e receptiva em crianças de 17 a 48 meses com Síndrome de Down. Considerou-se haver desempenhos abaixo do esperado em habilidades receptivas e expressivas ... -
Crenças culturais e mitos difundidos entre usuários de voz profissional: revisão integrativa de literatura
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Introdução: A voz é o principal substrato comunicacional, além de ser objeto de estudo de muitas ciências e a principal matéria-prima de comércio e de sobrevivência profissional de um terço da população mundial inserida ... -
Crianças disléxicas e a relação com a função vestibular e equilíbrio corporal: revisão de escopo
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Introdução: Sintomas associados à dislexia de desenvolvimento, como problemas de estabilidade postural, equilíbrio e orientação espacial, e de movimentos oculares, podem ser indicativos de disfunção vestibular. Objetivo: ... -
Estudo das habilidades auditivas de localização espacial, percepção de fala e qualidade sonora por meio do questionário Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ) em idosos com e sem perda auditiva
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Introdução: Idosos, mesmo com audição normal, apresentam queixas de compreensão de fala no ruído. Muito se tem estudado sobre declínio auditivo e cognitivo decorrentes do envelhecimento, no entanto, a interrelação entre ... -
Acurácia e compreensão de leitura e memória fonológica operacional no 2º ano do Ensino Fundamental
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Objetivo: Investigar associações entre a compreensão e a acurácia de leitura, a compreensão auditiva e a memória fonológica operacional, em escolares do 2º ano do Ensino Fundamental, segundo o desempenho em compreensão ... -
Nível socioeconômico, desenvolvimento de funções executivas e aquisição de leitura em crianças do Ensino Fundamental I
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-20)INTRODUÇÃO: A leitura é um ato de comunicação complexa, sendo influenciada por fatores cognitivos, como funções executivas, e socioeconômicos, renda familiar e nível de escolaridade dos pais. Para uma melhor compreensão ... -
Transtorno dos sons da fala na idade escolar e o aprendizado da leitura: revisão integrativa
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Introdução: crianças com Transtornos dos Sons da Fala representam uma vasta porcentagem de pacientes quanto ao número de casos atendidos por fonoaudiólogos especializados em fala e linguagem. Expressiva porcentagem deles ... -
Compreensão de estória envolvendo Teoria da Mente em crianças com transtorno do espectro do autismo
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Introdução: Durante o período da primeira infância as crianças refinam suas percepções acerca de suas relações interpessoais e passam a compreender que as ações de uma pessoa dependem da maneira como ela vê e percebe o ... -
Curva logoaudiométrica: percepção de fala na doença de Meniere
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)A Doença de Ménière (DM) afeta o ouvido interno, que é composto pela cóclea e canais semicirculares. Os sintomas incluem vertigem incapacitante severa, náusea, vômito, sensação de plenitude auricular e perda de audição. A ... -
Avaliação comportamental do processamento auditivo central em mulheres no climatério
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Introdução: O climatério é o período de vida da mulher compreendido entre o final da fase reprodutiva até a senilidade. As alterações no quadro hormonal podem estar relacionadas a déficits de memória, atenção e velocidade ... -
Medo de falar em público em estudantes universitários
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Resumo Introdução: medo de falar em público, descrito como fobia social ou transtorno de ansiedade social, é um poderoso estressor psicossocial e uma das situações mais temidas em universidades e comunidades. O falar ... -
Inclusão escolar e Síndrome de Down: revisão de literatura
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)A inclusão escolar é uma temática frequentemente discutida na atualidade. O Censo escolar de 2020, apesar de não ser específico quanto à questão dos alunos com Síndrome de Down, revela que há mais de 1,3 milhões de alunos ... -
Caracterização de respostas de pais com queixas quanto ao desenvolvimento de crianças: Language Use Inventory
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Introdução: A linguagem é uma das mais complexas habilidades humanas. O seu desenvolvimento pode ser estudado em diferentes aspectos de organização e sequência de comportamentos de recepção e expressão. A pragmática da ... -
Pressão máxima de língua em pacientes com doença de Parkinson
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurológica crônica e progressiva, idiopática e entre os principais sintomas podemos destacar a rigidez, que é um aumento no tônus muscular em todo o corpo e a bradicinesia, ... -
Leitura de palavras e consciência fonológica no 2º ano do ensino fundamental
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021)Introdução: É consenso que as habilidades cognitivo linguísticas componentes do processamento fonológico são preditoras do aprendizado da leitura. A consciência fonológica é fundamental para o desenvolvimento da decodificação ... -
Programa de orientação fonoaudiológica a professores do ensino fundamental sobre transtornos de aprendizagem
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)O fonoaudiólogo que atua dentro da fonoaudiologia educacional é capaz de proporcionar, tanto ao aluno quanto ao professor, um maior desenvolvimento por meio de sua intervenção. Uma dessas formas é por meio de um programa ...