Browsing Fonoaudiologia by Issue Date
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Processamento auditivo e musical em cantores populares com dificuldade em melodias
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 21-01-26)Objetivo: Analisar a relação entre a ocorrência de queixas de dificuldade com melodias novas em cantores profissionais e a presença de alteração do processamento auditivo. Método: Estudo observacional do tipo caso-controle, ...
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Audição na fala, na comunicação, na aprendizagem autopercebida em jovens adultos
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-13)Objetivo: Verificar a autopercepção de jovens adultos do comportamento auditivo do dia a dia em relação à comunicação e aprendizagem e correlacionar com a autopercepção da audição para a fala, audição espacial e qualidade ...
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A relevância do engajamento familiar na implementação do Picture Exchange Communication System - PECS em crianças autistas
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-14)Objetivo: Analisar a relevância do engajamento familiar na implementação do Picture Exchange Communication System - PECS em crianças autistas não verbais. Metodologia: Trata-se de estudo longitudinal (1284/2017). A amostra ...
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Estudo exploratório sobre seletividade alimentar no transtorno do espectro do autismo
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-10)Introdução: A seletividade alimentar é caracterizada pela recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento (Gonçalves et al, 2013). Nos indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) esse distúrbio ...
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Crianças disléxicas e a relação com a função vestibular e equilíbrio corporal: revisão de escopo
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Introdução: Sintomas associados à dislexia de desenvolvimento, como problemas de estabilidade postural, equilíbrio e orientação espacial, e de movimentos oculares, podem ser indicativos de disfunção vestibular. Objetivo: ...
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Crenças culturais e mitos difundidos entre usuários de voz profissional: revisão integrativa de literatura
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Introdução: A voz é o principal substrato comunicacional, além de ser objeto de estudo de muitas ciências e a principal matéria-prima de comércio e de sobrevivência profissional de um terço da população mundial inserida ...
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Estudo das habilidades auditivas de localização espacial, percepção de fala e qualidade sonora por meio do questionário Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ) em idosos com e sem perda auditiva
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Introdução: Idosos, mesmo com audição normal, apresentam queixas de compreensão de fala no ruído. Muito se tem estudado sobre declínio auditivo e cognitivo decorrentes do envelhecimento, no entanto, a interrelação entre ...
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Acurácia e compreensão de leitura e memória fonológica operacional no 2º ano do Ensino Fundamental
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Objetivo: Investigar associações entre a compreensão e a acurácia de leitura, a compreensão auditiva e a memória fonológica operacional, em escolares do 2º ano do Ensino Fundamental, segundo o desempenho em compreensão ...
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Sinais de desenvolvimento de linguagem em crianças com Síndrome de Down entre 17 e 48 meses
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Objetivo: Verificar os comportamentos de linguagem oral expressiva e receptiva em crianças de 17 a 48 meses com Síndrome de Down. Considerou-se haver desempenhos abaixo do esperado em habilidades receptivas e expressivas ...
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Nível socioeconômico, desenvolvimento de funções executivas e aquisição de leitura em crianças do Ensino Fundamental I
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-20)INTRODUÇÃO: A leitura é um ato de comunicação complexa, sendo influenciada por fatores cognitivos, como funções executivas, e socioeconômicos, renda familiar e nível de escolaridade dos pais. Para uma melhor compreensão ...
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Triagem auditiva e avaliação do equilíbrio em adultos com histórico de traumatismo cranioencefálico
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Objetivo: Realizar triagem auditiva em pacientes adultos pós traumatismo cranioencefálico. Método: Trata-se de um estudo observacional transversal realizado no ambulatório de Neurotrauma/Neurocirurgia do Hospital São Paulo ...
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Construção do questionário para levantamento de Características Comunicativas no Aprendizado Compulsório da Língua de Acolhimento - QCALAc
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021)Introdução: Diz-se refugiado aquele que foi obrigado a sair de seu local de origem e migrar para outro, devido a perseguições políticas, religiosas, raciais, étnicas, de nacionalidade e/ou conflitos armados e grave e ...
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Leitura de palavras e consciência fonológica no 2º ano do ensino fundamental
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021)Introdução: É consenso que as habilidades cognitivo linguísticas componentes do processamento fonológico são preditoras do aprendizado da leitura. A consciência fonológica é fundamental para o desenvolvimento da decodificação ...
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Caracterização de respostas de pais com queixas quanto ao desenvolvimento de crianças: Language Use Inventory
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Introdução: A linguagem é uma das mais complexas habilidades humanas. O seu desenvolvimento pode ser estudado em diferentes aspectos de organização e sequência de comportamentos de recepção e expressão. A pragmática da ...
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Caracterização das habilidades auditivas e análise de esforço auditivo em dubladores
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Introdução: O processo de dublagem acontece dentro de um estúdio em que o dublador substitui, por meio do sincronismo labial, a fala original pela fala no idioma alvo. Os dubladores fazem esse processo enquanto escutam o ...
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Extensão média de fala de crianças com transtorno do espectro do autismo
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)A Extensão Média de Enunciado é uma ferramenta valiosa na investigação de prejuízos de linguagem por oferecer excelentes medidas de desempenho de linguagem. Objetivo: Este estudo teve como objetivo mensurar a extensão ...
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Comunicação não verbal por meio de gestos em crianças com TEA: análise em dois momentos
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Os objetivos deste trabalho foram caracterizar a presença e uso de gestos comunicativos espontâneos em crianças com TEA com idade entre 18 e 30 meses, em dois momentos e verificar a relação entre o uso de gestos e as ...
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Vocabulário expressivo em crianças com TEA: análise em dois momentos
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)O vocabulário expressivo da criança corresponde ao léxico que pode ser utilizado por ela e, a partir do momento que a criança começa a falar, já é possível medir a extensão, ritmo de desenvolvimento e características de ...
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Programa de orientação fonoaudiológica aos pais de crianças surdas para estimulação de leitura e escrita
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)A leitura e escrita são ferramentas comunicativas fundamentais na nossa sociedade. Quando se trata de pessoas com deficiência auditiva, o processo de construção da escrita apresenta algumas peculiaridades que precisam ser ...
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Medo de falar em público em estudantes universitários
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Resumo Introdução: medo de falar em público, descrito como fobia social ou transtorno de ansiedade social, é um poderoso estressor psicossocial e uma das situações mais temidas em universidades e comunidades. O falar ...