Jogos para o desenvolvimento do pensamento numérico: uma experiência nos anos iniciais do ensino fundamental

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-02-22
Autores
Paiva, Igor Vinicius Silva Villariço de [UNIFESP]
Orientadores
Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Atualmente os jogos para o ensino e aprendizagem da matemática são muito utilizados pelos professores nas salas de aulas dos anos iniciais. Também são alvos de muitas pesquisas na Educação Matemática. Este trabalho buscou relatar e discutir um projeto de ensino de matemática com a utilização de jogos, aplicado junto com os professores de uma escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do munícipio de Diadema. Este trabalho é parte de uma Iniciação Científica (IC), que está inserida em um projeto maior da FAPESP - melhoria do ensino público, que visa construir uma parceria universidade-escola. Os jogos utilizados foram selecionados levando em consideração a problemática trazida pela professora responsável pelo 1° ano dos anos iniciais: a dificuldade do reconhecimento dos números naturais por parte dos estudantes. Para o desenvolvimento do trabalho, foi elaborado um projeto de ensino, utilizando jogos didáticos, que buscaram trabalhar exatamente as questões em que os alunos tinham necessidades. Foram cedidas duas aulas por semana por parte da docente supervisora para a realização do projeto com os estudantes. Em termos de sala de aula, notou-se que os jogos foram muito bem recebidos pelos alunos. Percebeu-se também, que os jogos foram muito produtivos, pois ao final das aplicações, de acordo com a professora supervisora, apenas um aluno ainda ficou com algum tipo de dificuldade no tema. Por conta disso, considerou-se que o projeto foi bem desenvolvido, dado que quase a totalidade dos alunos necessitavam de uma ajuda com o conteúdo antes dos jogos serem aplicados.
Nowadays, the mathematics games are being used a lot by teachers of classes of early Elementary School. They are also targets in Mathematics Education. This work sought to report and discuss a project of teaching mathematics using games with the teachers of a public school in the Beginning years in the municipality of Diadema. This work is part of a Scientific Initiation (CI), which is part of a larger project by FAPESP – improvement of public education, which aims to build a university-school partnership. All games were characterized taking into account the problem that was brought up by the responsible teacher, who teaches the classes of 1st year of beginning years, that is, the difficulty of students to recognize the natural numbers. For the development of the work a teaching project was developed, using educational games. Tt had worked on exactly the issues, which the students had needs. Two classes per week were given by the supervising teacher to carry out the project with the students. In the terms of the classroom, it was noted that the games were very well received by the students. I was noticed that the games were very productive, because at the end of the applications, only one student still having problems with the topic, according to the supervising teacher’s words. Because of this, it has considered that the project was well developed, taking into account that in the beginning, before the games were applied, almost all students needed help with the content.
Descrição
Citação