Significados E Sentidos Do Acesso E Permanência No Ensino Superior: Um Estudo Com Alunos Cotistas A Partir Da Teoria Histórico-Cultural

Imagem de Miniatura
Data
2018-06-25
Autores
Souza Filho, Edmundo Fernandes [UNIFESP]
Orientadores
Martins, Edna [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This Research Aims To Understand The Meanings And Senses Attributed By Professors And Students To The Access And Permanence Of Black Quota Students In Public University. We Look To Reflect Upon The Specificities In The Paths Taken By The Black Population In Order To Enter And To Stay In Higher Education, Considering Family Histories, School Trajectories, Life Projects And Particularities Born From Racial And Socioeconomic Components. It"S Noticeable That Graduation And Educational Activities Are Seen As Possibilities Of Social Transformation Through Which They Overcome Discrimination And Racial Prejudices That Afflict The Briazilian Society. The Research Was Centered On Semi-Structured Interviews With Six Black Students In Technology, Bachelors And Teaching Fields Of A Public Federal Institution, And Included The Participation Of Three Professors Representing The Three Academic Areas And A Member Of The Management Team Of The University. All The Stages Of This Work Were Carried Out Based On The Cultural-Histo
Esta Pesquisa Tem O Objetivo De Compreender Os Significados E Sentidos Atribuídos Por Professores E Estudantes Sobre O Acesso E Permanência De Alunas E Alunos Negros Cotistas Na Universidade Pública. Busca-Se Realizar Reflexões Acerca Das Especificidades Dos Caminhos Percorridos Pela População Negra Para Ingressar E Ter Continuidade No Ensino Superior, Considerando-Se As Histórias Familiares, Trajetórias Escolares, Projetos De Vida E Particularidades Derivadas Dos Componentes Racial E Socioeconômico. Nota-Se Que A Graduação E As Atividades Educacionais São Tomadas Como Possibilidades De Transformação Social Com Vistas À Superação Da Discriminação E Preconceito Racial Presentes Na Sociedade Brasileira. A Pesquisa Foi Centrada Na Realização De Entrevistas Semiestruturadas Com Seis Alunos Negros Dos Cursos De Tecnologia, Licenciatura E Bacharelado De Uma Instituição Pública Federal, Assim Como Teve A Participação De Três Docentes Representantes De Diferentes Áreas Acadêmicas E Um Membro Da Equipe De Gestão Da Un
Descrição
Citação