Estudo da encapsulação do etinilestradiol em sílica mesoporosa altamente ordenada, SBA-15 e sua avaliação do perfil de liberação in vitro

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014-02-21
Autores
Moreira, Vania Carolina [UNIFESP]
Orientadores
Mercuri, Lucildes Pita [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Atualmente, estudos em nanotecnologia têm desenvolvido trabalhos utilizando nanomateriais silicáticos com diferentes estruturas moleculares, destacando principalmente as sílicas mesoporosas altamente ordenadas, como por exemplo, a SBA-15. Essa sílica foi sintetizada sob condições ácidas pela autoagregação com o copolímero tribloco poli(óxido de etileno)-poli(óxido de propileno)-poli(óxido de etileno) [EO20PO70EO20] e, possui altos volume de poro e área superficial, além de estabilidade térmica, hidrotérmica e mecânica. Essas características tornam esse material mesoestruturado promissor para ser utilizado como veículo carreador de substâncias de natureza distinta. O Etinilestradiol (EE) é um bioativo de estrogênio, e tem sido utilizado em quase todas as formulações de anticoncepcionais, mas também como repositor hormonal. E, certamente, sua liberação permitirá um aumento da sua eficiência a nível terapêutico. Com base nesse relato, justificasse estudar a encapsulação do Etinilestradiol na matriz de sílica mesoporosa ordenada, SBA-15, e avaliar a sua liberação controlada no sistema in vitro. Os primeiros resultados mostram, claramente, que a metodologia otimizada para a encapsulação do EE na SBA-15 foi satisfatória. Os resultados de análise elementar, TG/DTG, DSC e FTIR das amostras encapsuladas confirmaram a presença de etinil no suporte silicático, destacando a utilização da acetona como melhor solvente transportador do EE, sendo apropriado para esse processo.
Descrição
Citação
MOREIRA, Vania Carolina. Estudo da encapsulação do etinilestradiol em sílica mesoporosa altamente ordenada, SBA-15 e sua avaliação do perfil de liberação in vitro. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, 2014.