Now showing items 1-10 of 19

    • Como consentir sem entender? 

      Miranda, Vanessa Da Costa; Fêde, Ângelo Bezerra De Souza; Lera, Andréa Thaumaturgo; Ueda, Aline; Antonangelo, Daniela Veiga; Brunetti, Karina; Riechelmann, Rachel [UNIFESP]; Del Giglio, Auro (Associação Médica Brasileira, 2009-01-01)
      BACKGROUND: The Consent Form (CF) is an important document that informs patients about benefits and risks of a study, it assures patients the right to accept or reject participation in a procedure related to their health. ...

    • Compreensão de fala em situação de mensagem competitiva em afásicos 

      Ortiz, Karin Zazo [UNIFESP]; Peroni, Caroline [UNIFESP] (CEFAC Saúde e Educação, 2008-01-01)
      PURPOSE: to analyze the performance of aphasic patients with mild comprehension disorders in tasks of back-image and selective attention to verbal sounds in listening tasks with competitive message. METHODS: the patients ...

    • A compreensão do paciente sobre o termo de consentimento informado em cirurgia plástica 

      Neder Netto, Jose [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-07-25)
      Introduction: With the increase in the numbers of complaints and lawsuits against physicians however dealing with possible medical error causing the large increase in the judicialization of medicine in recent years and ...

    • Compreensão dos enfermeiros em setores críticos adulto do Hospital São Paulo quanto à morte encefálica e transplante 

      Quaglio, Willian Henrique [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021)
      Currently, transplantation of solid organs and human tissues is one of the treatment options to improve the quality of life of people of all ages, who have irreversible chronic disease and in its final stage, that is, the ...

    • Efeitos da estimulação da fluência de leitura com ênfase na prosódia 

      Pinto, Joana Cecilia Baptista Ramalho [UNIFESP]; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011-03-01)
      PURPOSE: To characterize the reading ability of children with five years of education according to temporal standards, as well as to compare the reading fluency performance of these children before and after a reading ...

    • Estudo da memória semântica em jovens, adultos e idosos saudáveis: influência da idade e escolaridade na compreensão oral de palavras 

      Gomes, Giovanna Bonfante [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-16)
      Objetivo: Verificar o desempenho de jovens, adultos e idosos cognitivamente saudáveis na tarefa de compreensão oral de palavras de diferentes categorias semânticas da Bateria Semântica de Cambridge, analisando-se os efeitos ...

    • Estudo normativo do desempenho de leitura medido por meio da tabela MNREAD-P em escolares normo-leitores 

      Souza, Yan Jonathan D' Almeida [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-24)
      Objetivos: A habilidade de leitura é um importante fator no acesso social e cultural com importante impacto nas atividades produtivas. Com o avanço da escolaridade e o ganho da familiaridade com as palavras, a leitura ...

    • Fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de leitura 

      Nascimento, Tânia Augusto [UNIFESP]; Carvalho, Carolina Alves Ferreira de [UNIFESP]; Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP] (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011-12-01)
      PURPOSE: To characterize the performance of students with reading difficulties in decoding and reading comprehension tasks as well as to investigate the possible correlations between them. METHODS: Sixty students (29 girls) ...

    • Função pragmática da linguagem e compreensão leitora na dislexia 

      Carvalho, Carolina Alves Ferreira de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013)
      Objetivo: Investigar o desempenho de escolares sem queixas de leitura e com Dislexia, na avaliacao da leitura, da funcao pragmatica e de habilidades da linguagem e, a partir destas, identificar variaveis preditoras da ...

    • Habilidades subjacentes preditoras da compreensão leitora em escolares do Ciclo I e II do Ensino Fundamental 

      Chang, Eliane Mi [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013)
      OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de escolares, com e sem queixa de leitura, em tarefas de compreensao e de habilidades subjacentes a leitura, investigar correlacoes entre essas variaveis e qual variavel e a melhor ...