Análise do picoplâncton antes e após introdução acidental de dicloroisocianurato de sódio dihidratado no estuário de Santos, São Paulo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018-07-09
Autores
Gonçalves, Kelly Rodrigues [UNIFESP]
Orientadores
Gregoracci, Gustavo Bueno [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A Terra desde a origem da vida é habitada por micro-organismos. Estes apresentam formas variadas e estão adaptados a diversos ambientes, compreendendo a maior parte da biomassa oceânica. Em uma escala que varia de 0,22 μm até 2 μm encontramos bactérias, arquéias, vírus e alguns eucariotos, responsáveis pela produção primária, participação em ciclos biogeoquímicos, ciclagem de matéria e transferência de energia e outros, contribuindo ativamente na manutenção da vida no planeta. Com a queda nos preços de equipamentos para sequenciamento em larga escala, análises ambientais completas e complexas podem ser realizadas a partir da metagenômica. Em metodologia denominada shotgun são gerados diversos fragmentos de DNA a partir de amostras ambientais, estes são analisados através de bioinformática permitindo inferências taxonômicas e funcionais. Com este estudo pretende-se avaliar a região do estuário de Santos antes e após a introdução acidental de dicloroisocianurato de sódio dihidratado reconhecendo e estabelecendo dados que permitam futuramente o controle ecológico/ambiental e da região que está em constante mudança e exposta a impactos ambientais.
Descrição
Citação
GONÇALVES, Kelly Rodrigues. Análise do picoplâncton antes e após introdução acidental de dicloroisocianurato de sódio dihidratado no estuário de Santos, São Paulo. 2018. 38f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Engenharia Ambiental) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.