Educação permanente para assistentes sociais na perspectiva do projeto ético-político profissional: um estudo aproximativo na realidade da Baixada Santista

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-11-26
Autores
Nunes, Heloise Helena Pereira [UNIFESP]
Orientadores
Rodrigues, Terezinha de Fatima [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este documento analiza la educación permanente de los trabajadores sociales, entendiendo la formación profesional como permanente y esencial para que las respuestas profesionales estén en línea con el proyecto ético-político, reafirmando la dirección social de la profesión. La relación ontológica entre el trabajo y la educación fue el punto de partida para el proceso de análisis del objeto de investigación, de modo que la educación permanente pudiera situarse en la sociedad contemporánea y desvelara las contradicciones que la consupordinan. La investigación se centró en la Baixada Santista – Región de Sao Paulo y, para aproximar la realidad de/trabajadores sociales en la región, se llevó a cabo una investigación documental y bibliográfica en el área del trabajo social, destacando las categorías de trabajo y educación y sus interlocuciones con los procesos productivos contemporáneos. La recopilación de datos se produjo a través de un cuestionario respondido por los trabajadores sociales de la región y el análisis de las respuestas, apoyado según la investigación documental y bibliográfica, buscó presentar los procesos de educación permanente experimentados por los trabajadores sociales de la región, los límites y dificultades encontrados por los profesionales y la relación de la educación permanente con el proyecto ético-político de la profesión. Se concluye destacando la relevancia de la dimensión de la formación profesional como algo de educación permanente y permanente con estrategia para fortalecer el proyecto ético-político del servicio social.
Este trabalho analisa a educação permanente para assistentes sociais, compreendendo formação profissional como permanente e essencial para que as respostas profissionais estejam em sintonia com o projeto ético-político, reafirmando a direção social da profissão. A relação ontológica entre o trabalho e a educação foram o ponto de partida para o processo de análise do objeto da pesquisa, de modo que a educação permanente pudesse ser situada na sociedade contemporânea e desveladas as contradições que a constituem. A pesquisa centrou-se na região da Baixada Santista – São Paulo e, para aproximação na realidade dos/das assistentes sociais, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica na área do serviço social, destacando as categorias trabalho e educação e suas interlocuções com os processos produtivos contemporâneos. A coleta de dados se deu através de um questionário encaminhado aos assistentes sociais da região e a análise das respostas, respaldada na pesquisa documental e bibliográfica, apresentou os processos de educação permanente vivenciados pelos/as assistentes sociais da região, os limites e as dificuldades encontradas pelos/as profissionais e a relação da educação permanente com o projeto ético-político da profissão. Conclui-se enfatizando a relevância da dimensão da formação profissão como algo permanente e a educação permanente com estratégia no fortalecimento do projeto ético-político do serviço social.
Descrição
Citação
NUNES, Heloise Helena Pereira. Educação permanente para assistentes sociais na perspectiva do projeto ético-político profissional: um estudo aproximativo na realidade da Baixada Santista. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.