Tradução, adaptação cultural e reprodutibilidade do questionário de qualidade de vida para tumor cerebral (FACT-Br versão 4), correlações com questionários SF-36, HADS e índice Barthel

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Autores
Gazzotti, Mariana Rodrigues [UNIFESP]
Orientadores
Jardim, Jose Roberto [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução:Avaliação da qualidade de vida dos pacientes com tumor cerebral é importante, considerando que novos tratamentos têm aumentado sua sobrevida.Objetivo:Traduzir o questionário Functional Assessment of Cancer Therapy –Brain (FACT-Br) (versão 4) para a língua portuguesa, realizar a adaptação cultural e avaliar sua reprodutibilidade. Método: Quarenta pacientes com tumor cerebral provenientes do Ambulatório de Neuro-oncologia participaram do estudo. O processo de tradução inicial e retrógrada foi realizado, além da adaptação cultural para a língua e cultura brasileira.O coeficiente de correlação intraclasse foi utilizado para testar a reprodutibilidade do FACT-Br (versão 4). Resultados: A reprodutibilidade do questionário em 15 dias foi excelente CCI =0,95(IC95% 0,89*0,97).O coeficiente de correlação intraclasse para análise de reprodutibilidade, com intervalo médio de 15 dias, em todos os domínios, foi muito bom (CCI=0,87ª 0,95).O tempo médio de resposta ao questionário foi de 6,27 min±2,26minutos, variando de3 min a11minutos.Conclusão:A tradução e a adaptação à língua e à cultura brasileira do questionário FACT-Br (versão 4)mostrou-se de fácil entendimento e com boa reprodutibilidade..
Descrição
Citação
GAZZOTTI, Mariana Rodrigues. Tradução, adaptação cultural e reprodutibilidade do questionário de qualidade de vida para tumor cerebral (FACT-Br versão 4) e correlações com os questionários SF-36, HADS e Índice de Barthel. 2010. 111 f. Tese (Doutorado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2010.