Arranjos em saúde mental durante a pandemia de COVID-19

Imagem de Miniatura
Data
2023-02-28
Autores
Silva, Amanda Seraphico Carvalho Pereira da [UNIFESP]
Orientadores
Reis, Ademar Arthur Chioro dos {UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: Essa pesquisa buscou identificar e analisar arranjos de cuidado em saúde mental produzidos em meio a pandemia de COVID-19. Teve como enfoque a análise dos arranjos de cuidado em saúde mental produzidos nos territórios e pelas comunidades, bem como aqueles engendrados pela rede de saúde e intersetorial, procurando a articulação desses diferentes pontos nos municípios e em âmbito regional. Métodos: O estudo é parte de uma pesquisa-mãe destinada ao estudo dos arranjos de cuidados em saúde em duas regiões de saúde a partir da pandemia de COVID-19, financiada pela FAPESP/PPSUS. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de abordagem quali-quantitativa, com uso de questionários semi estruturados para a análise dos dados produzidos a partir da pesquisa mãe. Visando o aprofundamento em um território específico, foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir da orientação da cartografia. Para tanto, a autora ficou imersa em encontros com jovens da comunidade de Heliópolis, em São Paulo (SP), que permitiram acessar e dar visibilidade às produções cotidianas de cuidado em saúde mental. Resultados: Tanto os arranjos do município da pesquisa-mãe como os da cartografia eram mediados pelo uso de tecnologias digitais, um dos principais achados para o cuidado em saúde mental no enfrentamento da pandemia de COVID-19. A partir da pesquisa mãe, adentrou-se em um município e foi possível identificar arranjos de cuidado em saúde mental voltados para a população geral e para os trabalhadores da saúde. Os arranjos que não foram apoiados pelos gestores municipais e regionais de saúde foram descontinuados com a amenização da pandemia. Já na produção cartográfica, observou-se arranjos de base comunitária, construídos coletivamente no território, muitos mediados por instrumentos de arte e cultura. Conclusões: O cuidado em saúde mental sofreu modificações por conta da pandemia de COVID-19, sendo a alternativa digital uma das mais utilizadas nesse período. Os arranjos produzidos pela rede de saúde e pelas comunidades precisam de apoio dos gestores para serem continuados. A saúde mental não ficou restrita aos serviços de saúde; foi inundada pela produção de vida dos territórios, da cultura e dos afetos. A saúde mental em tempos de pandemia se reafirmou como uma produção coletiva, atravessada pelos diversos modos de viver.
Abstract  Objective: This research aimed to identify and analyze mental health care arrangements produced during the COVID19 pandemic. It focused on the analysis of mental health care arrangements produced in the territories and by the communities, as well as those engendered by the health and intersectoral network, seeking to articulate these different points in the cities and at the regional level. Methods: The study is a part of a master research aimed at studying health care arrangements in two health regions since the COVID19 pandemic, funded by FAPESP/PPSUS. This is a study of multiple cases, with a qualiquantitative approach, using semistructured questionnaires to analyze the data produced from the main research. Aiming to go deeper into a specific territory, a qualitative research was carried out based on cartography. To this end, the author was immersed in meetings with young people from the community of Heliópolis, in São Paulo (SP), which allowed access and visibility to everyday productions of mental health care. Results: Both the arrangements in the cities of the main research and those in the cartography were mediated using digital technologies, one of the main findings for mental health care in coping with the COVID19 pandemic. Based on the main research, a city was chosen, and it was possible to identify mental health care arrangements at the general population and health workers. Arrangements that were not supported by municipal and regional health managers were discontinued with the easing of the pandemic. In cartographic production, communitybased arrangements were observed, collectively built in the territory, many mediated by instruments of art and culture. Conclusions: Mental health care has undergone changes due to the COVID19 pandemic, with the digital alternative being one of the most used in this period. Arrangements produced by the health network and communities need support from managers to be continued. Mental health was not restricted to health services; it was flooded by the production of life from territories, culture and affections. Mental health in times of a pandemic has reaffirmed itself as a collective production, crossed by different ways of living.
Descrição
Citação
SILVA, Amanda Seraphico Carvalho Pereira da. Arranjos em saúde mental durante a pandemia de COVID-19. 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2023.