Trabalhadores ferroviários na imprensa política anarquista e comunista na década de 1920: a classe mais organizada do Brasil?

Imagem de Miniatura
Data
2023-01-26
Autores
Silva, Giovana Emanuele [UNIFESP]
Orientadores
Luigi, Biondi [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar como a imprensa julgava os trabalhadores ferroviários no Brasil na década de 1920, por meio dos jornais operários A Plebe, um jornal de tendência anarquista publicado em São Paulo, e A Classe Operária, um jornal de tendência comunista publicado no Rio de Janeiro. Pretende-se observar nos exemplares como os ferroviários se organizavam entre si e como os jornais os interpretavam. Os ferroviários, desde o século XIX, se organizavam em associações mutualistas e recreativas, disponibilizando serviços para as suas comunidades. Os ferroviários são de fundamental importância e são considerados por parte da historiografia como uma categoria de destaque entre os trabalhadores, em decorrência do papel que o setor de transportes desempenhava no Brasil durante esse período, em consequência do escoamento de artigos de agro exportação, principalmente o café.
Descrição
Citação
SILVA, Giovana Emanuele. Trabalhadores ferroviários na imprensa política anarquista e comunista na década de 1920: a classe mais organizada do Brasil? Trabalho de conclusão de curso - UNIFESP - 2023.
Coleções