Cravo minha espada no seu livro que clareia o preto: uma análise da perspectiva antirracista nas entidades de Serviço Social

Imagem de Miniatura
Data
2023-01-31
Autores
Azevedo, Maria Fernanda de Aguiar [UNIFESP]
Orientadores
Silva, Maria Liduina de Oliveira e [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta pesquisa faz coro ao que vem sendo pautado por assistentes sociais negras há pelo menos quatro décadas: a inserção das discussões sobre as relações étnico-raciais é crucial para qualificar nossa formação e atuação profissional. O objetivo central é fazer um resgate histórico de como se deu a inserção do debate racial na categoria a partir da análise das documentações da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), durante o período de 2011 a 2020. Portanto, a metodologia usada nesta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental. Os resultados evidenciaram que houve resistência da categoria em reconhecer a centralidade da pauta antirracista, no entanto, a partir da auto-organização Negra no interior da profissão, foram institucionalizados espaços de debate nas entidades e nos eventos da categoria, também aumentou o volume de produções acadêmicas e publicações em revistas da área. O Serviço Social tem caminhado em direção à uma perspectiva radicalmente antirracista.
Descrição
Citação
AZEVEDO, Maria Fernanda de Aguiar. Cravo minha espada no seu livro que clareia o preto: uma análise da perspectiva antirracista nas entidades de Serviço Social. 2023. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
Coleções