História e cultura afro-brasileira nas obras didáticas de Gilberto Cotrim (1996-2020)

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Data
2022-08-31
Autores
Silva, Daniel Orlando da [UNIFESP]
Orientadores
Cândido, Renata Marcílio [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar como se constitui os conteúdos sobre História e Cultura afro-brasileira nas obras didáticas de autoria de Gilberto Cotrim, publicadas pela editora Saraiva, no período entre 1996 e 2020 em edições aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e distribuídas nas escolas públicas brasileiras. O recorte temporal se baseia na mudança ocorrida no programa a partir de 1996 com a criação Guia de Livros Didáticos, que analisa cada livro levando-se em consideração a qualidade do conteúdo. As questões suscitadas são as seguintes: como esse conteúdo se insere na obra ao longo de suas edições? De fato, a obra responde ao proposto nos documentos oficiais para o ensino de história e cultura afro-brasileira? Como essa história é representada na obra? A temática ancora-se na História da Educação no Brasil, do Livro e das Edições Didáticas, num contexto sob a perspectiva da História Cultural, conforme proposta por Chartier (1990), no que tange às escolhas das representações que darão embasamento para os livros didáticos. O conceito de representação é aqui entendido como a forma que determinado objeto/indivíduo é moldado/construído por símbolos/simbologias seguidos por práticas (sociais/culturais) que se (re)produzem em relação a esses conteúdos. O trabalho terá como procedimentos metodológicos o estudo teórico da questão por meio de pesquisa bibliográfica e análise comparativa de edições didáticas aprovadas no PNLD dentro do recorte temporal proposto, numa perspectiva de análise documental tal como proposta por Cellard (2012). A hipótese aventada é de que, mesmo com a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, os dispositivos legais não foram suficientes para impactar a produção didática a ponto de este conteúdo passar à centralidade nos livros didáticos de história.
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