Plano de negócio para a banda Sueste

Imagem de Miniatura
Data
2022-08-10
Autores
Santos, Gabriel Obata dos [UNIFESP]
Orientadores
Onusic, Luciana Massaro [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho desenvolve um plano de negócio para a SUESTE, uma banda independente brasileira que atua informalmente no mercado, a fim de verificar a viabilidade financeira de sua formalização como empresa, descrever os principais pontos do negócio, e guiar os sócios para a tomada de decisões. O plano foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica sobre o mercado musical, e ferramentas de gestão, além das experiências prévias do autor no mercado musical. Dado que o mercado fonográfico mundial está em plena ascensão e o mercado de espetáculos brasileiro punge, graças às medidas de combate à COVID-19, existe oportunidade de mercado para a SUESTE se desenvolver. O principal objetivo da empresa é a construção e fidelização de público, com a produção de músicas, shows e ações, criando assim uma comunidade que poderá financiar a carreira da banda e permitirá investimentos futuros. Após a realização do plano de negócio, foi verificado que a formalização da SUESTE é viável economicamente, porém, por conta da subjetividade existente no mercado da música autoral, e das artes como um todo, existe uma imprevisibilidade nos resultados financeiros. Tal imprevisibilidade não se confere nas ações e na estratégia que a banda seguirá, pois foram mapeadas neste trabalho, sendo esta a maior contribuição deste.
The present work develops a business plan for SUESTE, a Brazilian independent band that operates informally in the market, in order to verify the financial viability of its formalization as a company, and to describe the main points of the business. The plan was made from a bibliographic research on the music market, and management tools, in addition to the author's previous experiences in the music market. Given that the world phonographic market is on the rise and the Brazilian entertainment market is booming, thanks to measures to combat COVID-19, there is a market opportunity for SUESTE to develop. The company's main objective is to build and retain an audience, led by the production of songs, shows and actions, thus creating a community that would finance the band's career and allow future investments. After carrying out the business plan, it was verified that the formalization of SUESTE is economically viable, however, due to the subjectivity existing in the copyright music market, and the arts as a whole, there is unpredictability in the financial results. Such unpredictability is not seen in the actions and strategy that the band will follow, as they were mapped in this work, which is the greatest contribution of this.
Descrição
Citação
Coleções