Inovação e tecnologia social para extensão universitária: colaboratórios em escolas públicas

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Data
2020-12-07
Autores
Silva, Camila Cristina De Oliveira [UNIFESP]
Orientadores
Dias, Marina Oliveira De Souza [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
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Resumo
According to the National Education Plan, it was established that 10% of the total credits in undergraduate courses are directed to extension projects, a goal that must be achieved in the coming years by the Federal University of São Paulo. Given the growing number of Brazilians living in a situation of economic fragility, it is reasonable to think that new arrangements that include the access to technologies to reduce poverty and improve the quality of the population’s lives are required; such arrangements must comprise accessible alternatives like social technologies. Thus, in order to accomplish the strategy 12.7 of goal 12 of the National Education Plan (2014 - 2024), this master's project aims to create a Social Technology Collaboratory in a public school, investigating its impact on teaching and learning dynamics for the conventional school curriculum, as well as the generation of a case study in the format of an eBook, in order to contribute to the adoption of the methodology developed in more public schools. Thus, the difficulties, challenges and potentials intrinsic to the installation and development of this Collaboratory were mapped, analyzing the relationship between public university and basic public education associated with extension and academic formation.
De acordo com o Plano Nacional de Educação, estabeleceu-se a obrigatoriedade de que 10% da carga horária total de cursos de graduação sejam voltados para projetos de extensão, meta que deve ser atingida nos próximos anos pela Universidade Federal de São Paulo. Dado o crescente número de brasileiros vivendo em situação de fragilidade econômica, é clara a urgência na formação de arranjos que permitam acesso a tecnologias para redução da pobreza e melhoria da qualidade de vida da população, e que sejam, portanto, qualificadas como alternativas acessíveis e reprodutíveis, tais como o emprego de tecnologias sociais. Assim, visando o cumprimento da estratégia 12.7 da meta 12 do Plano Nacional de Educação (2014 - 2024), este projeto de mestrado tem por objetivo a criação de um Colaboratório em uma escola pública, investigando seu impacto na dinâmica de ensino e aprendizagem do currículo convencional escolar, assim como a geração de um relato de caso, no formato de eBook, de forma a contribuir para a adoção da metodologia desenvolvida em mais escolas públicas. Com isso, foram mapeadas as dificuldades, desafios e potencialidades intrínsecas à instalação e desenvolvimento do Colaboratório, analisando-se a relação entre universidade pública e educação básica pública associada à extensão e formação acadêmica.
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