Políticas de diversidade, inclusão e sustentabilidade no planejamento estratégico empresarial: comportamento do Extra Hipermercado no Instagram após a repercussão do assassinato do jovem negro Pedro Henrique de Oliveira Gonzaga
Data
2022-02-15
Autores
Geraldes, Luís Eduardo [UNIFESP]
Orientadores
Souza, Claudia Moraes de [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho analisa o discurso empresarial em peças publicitárias e a prática
organizacional em relação às políticas de diversidade, inclusão e sustentabilidade por
meio da atuação de uma das maiores empresas do setor do varejo alimentício do
Brasil, o Extra Hipermercado. Para tal pesquisa, foram utilizados estudos sobre as
temáticas anteriormente descritas e análise de dados do perfil oficial do Extra na
plataforma digital Instagram. O objetivo é, primeiro, refletir se a companhia está
preparada para o enfrentamento da nova tendência de comportamento do
consumidor, respondendo positivamente aos seus anseios por meio de ações (como
projeto, programas e políticas organizacionais); e segundo, verificar se houve
mudança de conduta após as consequências do caso Pedro Gonzaga e se consegue
expressar medidas assertivas no mundo digital. Foi constatada nova condução nas
atividades da empresa na referida plataforma, demonstrando maior quantidade de
postagens em temas sustentáveis (juntamente com a apresentação de projetos e
programas nesse sentido) e com uma distribuição mais igualitária de perfis de pessoas
(representatividade de minorias sociais) nas suas peças publicitárias.
The present study analyzes the organizational discourse in advertisements and the actual corporate practice in relation to diversity, inclusion, and sustainability policies, through the behavior of one of the largest companies in food retail sector in Brazil, Extra Hipermercado. For this research, studies on that theme and analysis on Extra’s official account data on Instagram were used. The objective is, first, to reflect on whether the company is prepared to face the new consumer behavior trend, positively responding to their expectations by way of actions (such as projects, programs and organizational policies); and second, to verify if there were organizational conduct changes after the consequences of the Pedro Gonzaga case and if it was able to express assertive actions in the digital world. A new direction was observed in the company's activities on the aforementioned platform, demonstrating a greater number of posts on sustainable topics (along with the presentation of projects and programs in this sense) and with a more egalitarian distribution of people's profiles (representativeness of social minorities) in their advertisement pieces.
The present study analyzes the organizational discourse in advertisements and the actual corporate practice in relation to diversity, inclusion, and sustainability policies, through the behavior of one of the largest companies in food retail sector in Brazil, Extra Hipermercado. For this research, studies on that theme and analysis on Extra’s official account data on Instagram were used. The objective is, first, to reflect on whether the company is prepared to face the new consumer behavior trend, positively responding to their expectations by way of actions (such as projects, programs and organizational policies); and second, to verify if there were organizational conduct changes after the consequences of the Pedro Gonzaga case and if it was able to express assertive actions in the digital world. A new direction was observed in the company's activities on the aforementioned platform, demonstrating a greater number of posts on sustainable topics (along with the presentation of projects and programs in this sense) and with a more egalitarian distribution of people's profiles (representativeness of social minorities) in their advertisement pieces.
Descrição
Citação
GERALDES, Luís Eduardo. Políticas de diversidade, inclusão e sustentabilidade no planejamento estratégico empresarial: comportamento do Extra Hipermercado no Instagram após a repercussão do assassinato do jovem negro Pedro Henrique de Oliveira Gonzaga. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.