(Re)Produção da Saúde Coletiva nos currículos de Educação Física: subsídios para propor uma metodologia de captação de matrizes

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Data
2021
Autores
Galleguillos, Vania Susana Brassea [UNIFESP]
Orientadores
Carnut, Leonardo [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
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Resumo
Introdução: A educação física vem se inserindo em espaços importantes na operacionalização das políticas de saúde no SUS, entretanto, as graduações na área de educação física parecem ainda não pautar os conteúdos de saúde coletiva apropriados, ou com a abrangência para solidificar esta inserção. Objetivos: Dessa forma, este estudo visa analisar como as disciplinas de saúde coletiva se apresentam nos currículos de educação física das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil por meio de um método de captação de matrizes que ajudou a problematizar se a presença da saúde coletiva age de forma transformadora ou reprodutora no agregado dos diversos currículos. Método: Assim, analisou-se 148 IES com cursos de educação física em duas fases. Na primeira, quantitativa, optou-se por uma análise da distribuição por macrorregião, do tipo de habilitação, dos níveis de integração curricular e da descrição das disciplinas de saúde coletiva por categorias. Na segunda, qualitativa, optou-se por uma pesquisa documental dos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP)/Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) cujos corpora foram: a ‘relevância e coerência com demanda da área geográfica’, os ‘objetivos do curso’, o ‘perfil do egresso’ e a ‘avaliação do currículo’. Para fins interpretativos, usou-se o referencial de Louis Althusser. Resultados: As disciplinas de saúde coletiva mais frequentes nos currículos se relacionam com a ideia de ‘história da profissão da educação física’; ‘teorias sociais e antropológicas’ e ‘saúde coletiva em geral’. Já os PPP/PPC enfatizam a ‘transformação da realidade’, a ‘transformação social’ e a ‘formação técnico-pedagógica’, contudo, não relacionam o papel das disciplinas de saúde coletiva no alcance dessas transformações, e nem do caráter pedagógico da profissão endossando, em geral, o caráter reprodutor desta formação no Brasil. Foi possível destacar o papel da universidade nessa relação por meio de um currículo que valorize os conteúdos de saúde coletiva e o SUS, e assim, como os desdobramentos que a formação em educação física precisa fazer para alcançar esse objetivo. Considerações Finais: Por fim, por meio de um olhar mais abrangente, buscando superar suas tradicionais ações e contextualizar sua prática a partir das necessidades dos territórios, podem ocorrer alguns desdobramentos advindos de uma formação na perspectiva de ampliar suas conexões com a saúde coletiva de forma mais efetiva, e que são bastante urgentes dentro da área. Produto: Como produto educacional foi realizado um delineamento metodológico, até a construção de um procedimento que pode ser replicado em estudos com objetivos semelhantes, permitindo estudar currículos de graduação em quaisquer áreas do conhecimento no Brasil.
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