Apropriação e montagem: As fotografias de Sofia Borges das esculturas de Edgar Degas no MASP

Imagem de Miniatura
Data
2022-02-10
Autores
Godoy, Bruna Mozini [UNIFESP]
Orientadores
Araujo, Virgínia Gil
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A pesquisa estuda as fotografias das esculturas do artista francês Edgar Degas (1834-1917) realizadas pela artista e curadora brasileira Sofia Borges (1984) para a exposição “Degas: Dança, política e sociedade”, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), entre o final de 2020 e início de 2021. Analisamos os retratos a partir do corpo como linguagem nas fotografias de Sofia Borges, especialmente as imagens da obra “Bailarina de catorze anos”, única escultura exibida na trajetória de Edgar Degas em vida. São abordados os diálogos e fricções entre as esculturas de Edgar Degas e as fotografias de Sofia Borges, incluindo a circulação das fotografias da artista brasileira nas instituições e exposições de arte. Para as reflexões sobre questões sociais e de gênero abordados pela artista em seu processo alegórico de apropriação da escultura, consideramos sobretudo o fato do trabalho ser realizado por uma artista contemporânea que é mulher e propõe lançar um olhar feminino crítico à obra de um artista engajado no realismo social, na Paris capital do século XIX. Para a análise das imagens, dialogamos com autores da história da fotografia, tais como Walter Benjamin, Susan Sontag, Roland Barthes, Philippe Dubois, Rosalind Krauss e Georges Didi-Huberman, destacando ainda as historiadoras da arte Annateresa Fabris e Norma Broude, esta professora emérita da American University, em Washington, D.C., e estudiosa da obra de Edgar Degas. Utilizamos diversos ensaios constantes no próprio catálogo da exposição e realizamos extensas pesquisas de maneira virtual, incluso nos sítios eletrônicos do MASP e da artista Sofia Borges, e consultas aos artigos em revistas acadêmicas disponíveis na internet.
Descrição
Citação