Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem

Imagem de Miniatura
Data
2021-12
Autores
Marcuzzo, Rhuan [UNIFESP]
Orientadores
Draganov, Patricia Bover [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução. A aprendizagem da temática de conflitos no contexto da saúde e da enfermagem considerando o contexto da Pandemia COVID-19 levou a necessidade da adoção de metodologias ativas de ensino aplicadas no ensino remoto. Objetivo. Este artigo teve como objetivo relatar a experiência do uso de jogos on-line como estratégia de ensino do tema conflito. Método. O relato de experiência teve como contexto o ensino remoto ocorrido por meio da plataforma via Google Meets para graduandos em enfermagem. Cinco jogos on-line interativos foram elaborados e aplicados durante uma unidade curricular de gestão de serviços de saúde e enfermagem para o último ano do curso. Os alunos foram estimulados a competir individualmente e verbalizar as respostas por meio do chat ou do microfone. Os jogos foram construídos sob a luz da literatura sobre resolução de conflitos na área da saúde e enfermagem. Considerações finais. Evidenciou-se que o uso de jogos interativos como estratégia de ensino e aprendizagem é vantajosa e eficiente por estimular a apropriação do conteúdo, reflexões sobre a temática e competição amistosa por meio de jogos que possibilitam maior interação entre alunos e professores, o trabalho em equipe e a aprendizagem significativa.
Introduction. Learning about conflicts issue in the context of health and nursing considering the context COVID-19 pandemic forced the adoption of active teaching methodologies applied in distance learning. Objective. This article targets to report the experience of using online games as a teaching strategy to conflict theme. Method. The experience report had as context the distance learning applied through the Google Meet platform for nursing undergraduate students. Experience report. Five interactive online games were developed and applied during the curriculum subject health and nursing services management. Students were encouraged to compete individually and answer through chat or microphone. The games were built based on subject knowledge. Final considerations. it's been legitimated that the use of interactive games as a teaching and learning strategy is appropriate and efficient for stimulating the acquisition of content, reflections about the theme and friendly game competition that enable better interaction between students and teachers, teamwork and meaningful learning.
Descrição
Citação
MARCUZZO, Rhuan. Uso de jogos on-line e o ensino da temática conflitos para graduandos de enfermagem. São Paulo, 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.
Coleções