O fenômeno do coworking : um estudo sobre a adesão de empresas ao modelo como solução imobiliária

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Data
2021-02-23
Autores
Messias, João Victor Fuzihara [UNIFESP]
Orientadores
Lopes, Evandro Luiz [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
A economia compartilhada, sistema social e econômico, é baseada no compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais. Essa tendência deu origem a diversas iniciativas de negócio que vem gerando grande impacto nos setores em que se inserem. Dentre essas iniciativas temos os espaços de coworking , modelo de escritório baseado no compartilhamento de recursos por seus integrantes, são um fenômeno que vem ganhando cada vez mais representatividade dentro do setor imobiliário. Apesar de, em sua concepção, o modelo ter surgido para atender a trabalhadores de caráter individual, hoje cada vez mais tem sido a escolha de empresas de diferentes portes e setores. O objetivo central do trabalho é, a partir da aplicação de entrevistas com decisores de empresas que aderiram ao modelo, testar premissas, abordar e analisar essa tendência a fim de entender os motivos que levam empresas brasileiras a aderir a esse tipo de solução em detrimento dos escritórios tradicionais. As conclusões foram atingidas por meio de análise com o software Iramuteq , resultando na dimensão “A visão das empresas sobre o coworking ”. Conforme observado pode-se concluir que essas empresas aderiram aos coworkings pela necessidade de redução de custos e pela vantagem estratégica obtida por não terem que despender de tempo para a gestão dos escritórios. Dentre as conclusões gerenciais nota-se que a percepção de valor dos trabalhadores individuais se difere muito da visão da dos gestores de empresas. É importante esse aprofundamento para que os coworkings façam o melhor posicionamento de suas propostas de valor. Além disso, pode-se dizer que o modelo é uma solução para empresas que buscam a redução de custos e minimização de demandas operacionais relativas à manutenção dos escritórios.
The shared economy, social and economic system, is based on the sharing of human, physical or intellectual resources. This trend has given rise to several business initiatives that have had a major impact on the sectors in which they operate. Among these initiatives we have the coworking spaces, an office model based on the sharing of resources by its members, they are a phenomenon that has been gaining more and more representation within the real estate sector. Although, in its conception, the model emerged to serve individual workers, today it has increasingly been the choice of companies of different sizes and sectors. The main objective of the work is, through the application of interviews with decision makers of companies that adhered to the model, to test premises, to approach and analyze this trend in order to understand the reasons that lead Brazilian companies to adhere to this type of solution instead of traditional offices. The conclusions were reached through analysis with the Iramuteq software, resulting in the dimension “The view of companies on coworking”. As noted, it can be concluded that these companies joined coworkings due to the need to reduce costs and the strategic advantage obtained by not having to spend time to manage the offices. Among the managerial conclusions, it can be noted that the perception of the value of individual workers differs greatly from that of company managers. This deepening is important for coworkings to make the best positioning of their value propositions. In addition, it can be said that the model is a solution for companies looking to reduce costs and minimize operational demands related to office maintenance.
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