A pessoa formando o docente o docente formando o estudante

Imagem de Miniatura
Data
2015-12-13
Autores
Barros, Denilson Ferreira de [UNIFESP]
Orientadores
Rosalen, Marilena [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Alguns estudiosos da área de formação de professores apontam que a história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente. Baseado nesse referencial teórico, optou-se pelo método autobiográfico, modalidade história de vida, sobre o meu processo de formação enquanto aluno do curso de Licenciatura em Ciências, da Universidade Federal de São Paulo, durante a minha prática docente, como professor substituto de Ciências, da rede pública do estado de São Paulo, município de Diadema. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar e analisar a experiência construída no ambiente escolar, durante minha trajetória de formação, na prática profissional docente, conhecendo o processo de construção dos meus saberes profissionais, oportunizando uma reflexão sobre o processo de formação de novos professores e sua influência na relação professor-aluno.
Some students of the teacher training area indicate that life history is currently an important source of information on teacher professional practice. Based on this theoretical framework, we opted for the autobiographical method, mode life story, about my training process as a student of the Bachelor's Degree in Sciences, Federal University of São Paulo, during my teaching practice, as a substitute teacher of Sciences, the public network of São Paulo, Diadema. The objective of this study is to describe and analyze the experience built at school during my training course, the teaching professional practice, knowing the process of building my professional knowledge, providing opportunities to reflect on the process of training new teachers and its influence on the teacher-student relationship.
Descrição
Citação