Experimentos envolvendo a determinação de densidades de vapor no século XIX e o ensino de química: os casos de Dumas e Victor Meyer

Imagem de Miniatura
Data
2021-07-29
Autores
Oliveira, Juliano Araujo Costa de [UNIFESP]
Orientadores
Viana, Hélio Elael Bonini [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho teve como principal objetivo construir um caminho para que os debates que permeiam a determinação das massas atômicas no século XIX fossem levados para o ensino médio. Com base nisso, foi engendrado um material didático baseado em alguns experimentos realizados ao longo da História da Química, as determinações das densidades dos vapores pelos métodos de Dumas e de Victor Meyer, para o ensino de química. Inicialmente, realizou-se uma análise dos documentos primários e secundários encontrados sobre os métodos de Dumas e de Victor Meyer. Posteriormente, realizou-se entrevistas estruturadas com dois docentes de química do ensino médio brasileiro. Após levantamento histórico e entrevistas estruturadas, construiu-se, em parceria com os docentes entrevistados, um material didático passível de ser empregado no ensino médio. Concluiu-se que o material didático elaborado pode ser interessante para discussão de aspectos importantes inerentes à natureza do conhecimento, podendo ser útil para a (re)construção das ideias relacionadas à determinação das massas atômicas.
The present work had as main objective to build a way so that the debates that permeate the determination of the atomic masses in the 19th century were taken to high school. Based on this, didactic material was created based on some experiments carried out throughout the History of Chemistry, the determination of vapor densities by the methods of Dumas and Victor Meyer, for teaching chemistry. Initially, an analysis of the primary and secondary documents found on the methods of Dumas and Victor Meyer was carried out. Subsequently, structured interviews were conducted with two high school chemistry teachers in Brazil. After a historical survey and structured interviews, didactic material that could be used in high school was built, in partnership with the interviewed teachers. It was concluded that the didactic material elaborated can be interesting for discussing important aspects inherent to the nature of knowledge and can also be useful for the (re)construction of ideas related to the determination of atomic masses.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, J. A. C. de. Experimentos envolvendo a determinação de densidades de vapor no século XIX e o ensino de química: os casos de Dumas e Victor Meyer. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2021.