História

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    Procópio e as Guerras Pérsicas: a visão de um historiador bizantino sobre os sassânidas do sexto século (527 – 532)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Santos, Herbert da Silva [UNIFESP]; Fernandes, Fabiano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5297278590369732
    Procopius of Caesarea is undoubtedly one of the primary sources from the 6th century. His writings provide a detailed political overview of Emperor Justinian's military endeavors, while also offering pertinent reflections and criticisms of his time. Upon becoming an advisor to General Belisarius in 527, Procopius became integrated into the political landscape of the Eastern Roman Empire, possibly commencing the composition of his initial reflections during this period. Thus, the aim of this work is to comprehend Procopius' perspective and narrative construction regarding the Persian Sassanian dynasty in the 6th century, as found in one of the books of his work History of the Wars. Additionally, it seeks to discern whether the narrative representation of the Persians adopts the characteristic discourse of Roman authors of the time or leans towards a critical approach by the author, employing classicist writing techniques to question not only his own reality but also the Roman political context.
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    Por onde andam as roupas: uma análise espacial da vida das lavadeiras paulistanas e seus trajetos na São Paulo da década 1890
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Camargo, Tamires Pereira [UNIFESP]; Ferla, Luis Antonio Coelho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3414564900325538; http://lattes.cnpq.br/3712338330365261
    Este trabalho tem como objetivo compreender os espaços ocupados e percorridos pelas lavadeiras da cidade de São Paulo na década de 1890. Para isso, foram espacializados locais-chave de seu cotidiano, como suas residências e locais de trabalho, com o auxílio de softwares de SIG (Sistema de Informações Geográfica) e da plataforma Paulicéia 2.0. A partir desse mapeamento, realizamos uma análise espacial a fim de compreender as relações entre essas mulheres e a cidade. Buscamos trazer, ainda, uma reflexão sobre as humanidades digitais e o uso de SIG histórico.
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    A caixa preta da Escola Profissional Masculina da Capital de São Paulo (1918 - 1927)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-19) Villalva, Pedro Augusto [UNIFESP]; Toledo, Maria Rita de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0174591208393017
    O presente trabalho de conclusão de curso situa-se na esfera da História da Educação; sobretudo, na investigação da Educação Profissional do Estado de São Paulo, com a intenção de examinar as práticas da Escola Profissional Masculina da Capital de São Paulo, de 1918 a 1927. Sediada no bairro do Brás, na capital paulista, essa instituição foi criada em 1911 e faz parte das primeiras escolas profissionalizantes sustentada pelo Estado de São Paulo. O objetivo principal dessa unidade escolar estava em propor uma educação popular, destinado a camada mais pobre da sociedade. Além de formar obreiros qualificados para as fábricas, que cresciam de maneira acelerada junto com a urbanização do município. Dessa maneira, seu público, jovens e adultos, se habilitava em uma atividade econômica oferecida pela escola no período de três anos. No entanto, acima de tudo, a escola se dedicava a formar jovens com princípios morais republicanos. O recorte temporal apresentado nesse trabalho se justifica por ter, nesse período, o estágio mais importante de sua existência. O educador Aprígio de Almeida Gonzaga dirigiu a escola de 1911 a 1934; tornando-se um personagem importante para alcançar o propósito desse trabalho, pois sua perspectiva de educação contribui para os métodos pedagógicos aplicados na escola. Para compreender o âmbito da Escola Profissional Masculina da Capital, seu interior e suas práticas, foram utilizados documentos oficiais como: Anuários do Ensino do Estado de São Paulo; Diário oficial do Estado de São Paulo e Relatório da própria escola; além de Revista de Educação publicadas no período selecionado. Por fim, para subsidiar o entendimento da prática escolar da instituição, foi relevante abordar o conceito de cultura escola. Pois, cada instituição escolar possui seus próprios hábitos intrínsecos, construído pelos agentes que compõe a entidade escolar. Além disso, a leitura da bibliografia especializada de autores como Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Luiz Antonio Cunha e Maria Alice Rosa Ribeiro colaborou para a conclusão do trabalho. Espera-se, com esse trabalho, contribuir para as pesquisas acerca da história da educação profissional.
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    Com quantas Américas se faz um país? A Guerra Hispano-Americana e a construção das "Duas Américas"
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-04) Barcelos, Sarah Beatriz Mendonça [UNIFESP]; Welch, Clifford Andrew [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9770627655517896
    Relations between the United States and Cuba are, among the countless possibilities, a way of analyzing how American imperialism works to ensure that the idea of the existence of “Two Americas” – an anglo, white, protestant, english-speaking and a latina, indigenous, black, non-protestant and non-english speaking – is increasingly highlighted and used as a justification for American investments in the region. From the Spanish-American War that took place between 1895 and 1898, it is possible to observe how American participation at the end of the War revealed the imperialist character at the same time that it showed us an internal dispute between the American political class which, considering historical, social, political and religious leaders of Cuban society, debated the pros and cons of annexing or dominating the island of Cuba.
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    “Minha História de Orgulho”: o lançamento da revista Bombastic na luta contra a homofobia em Uganda
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Hannes, Sarah Bauer [UNIFESP]; Santos, Patrícia Teixeira [UNIFESP]; Silva, Aramis Luis; http://lattes.cnpq.br/9557020798857347; http://lattes.cnpq.br/5205163871513241
    Essa pesquisa apresenta uma análise da primeira edição da revista Bombastic, publicada e distribuída em dezembro de 2014, em Uganda. Práticas homossexuais já eram consideradas ilegais no país, por conta da influência da colonização britânica. Em dezembro de 2013, o Parlamento de Uganda apresentou um projeto de lei que punia relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo com pena de morte (posteriormente, a pena foi reduzida para prisão perpétua), e ficou conhecido como o projeto “anti-homossexualidade”. Diante desse contexto, a mídia impressa na época passou a “denunciar” pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexo) no país, veiculando uma campanha de combate à homossexualidade. Em agosto de 2014, o projeto de lei foi invalidado por não ter o quórum necessário. Em dezembro de 2014, a primeira edição da revista Bombastic foi lançada e distribuída física e virtualmente. A revista é a primeira mídia impressa feita por e para pessoas LGBTI no país, apresentando um importante meio de ativismo e resistência a nível nacional, propondo uma alteração cultural, na qual as pessoas LGBTI tenham um espaço para contar suas histórias. O objetivo da pesquisa é evidenciar a agência e resistência da população LGBTI.