PPG - Educação

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    Meta 5 do Plano Nacional de Educação: um estudo sobre alfabetização no município de Jundiaí
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-20) Rizzi, Lilian Zaparolli [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula Santiago do; http://lattes.cnpq.br/7554373389118020; http://lattes.cnpq.br/7700890405244008
    O fato de parcela significativa da população brasileira encontrar­se em situação de não alfabetismo norteia a pesquisa. O insucesso na alfabetização observado historicamente no Brasil e as metas traçadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE 2014­2024), especificamente a meta 5 que traz a expectativa de todos os alunos estarem alfabetizados ao término do 3º ano do Ensino Fundamental, são objetos de reflexão na dissertação. A questão a ser respondida se refere a “como o poder municipal, enquanto ente federado, através da sua Unidade de Gestão de Educação (UGE), vai estabelecer uma política educacional com especial interesse para a alfabetização”. O objetivo principal da pesquisa busca compreender como essa política vai se materializando e se é possível vislumbrar nos resultados da alfabetização seus efeitos. Para contemplar esse objetivo, pretende­se ilustrar como essa política poderia ser desencadeada, analisando como as escolas operam com as mesmas e como essa se manifesta nas escolas estudadas. A metodologia se pauta na pesquisa qualitativa e quantitativa realizada em cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Jundiaí, estado de São Paulo, visando reflexões sobre a política educacional de alfabetização proposta a partir da pesquisa de campo e da análise dos dados de monitoramento da alfabetização oferecidos pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) do município de Jundiaí referentes ao período de 2014 até 2022. As hipóteses levantadas foram: a) Projetos Político­Pedagógicos (PPP) voltados para a alfabetização, construídos e aplicados pelas escolas, determinam o melhor desempenho dos alunos e garantem a aprendizagem e a alfabetização de todos até o término do 3º ano do Ensino Fundamental; b) Os resultados apresentados nas avaliações aplicadas pela Rede Municipal de Ensino de Jundiaí e nos dados de monitoramento municipal refletem a realidade das escolas investigadas e sua análise pode contribuir para traçar um diagnóstico do cumprimento da meta 5 do PNE em Jundiaí. A pesquisa encontra em Paulo Freire seu referencial teórico e em Magda Soares, Ângela Kleiman e Maria do Rosário Mortatti o centro para as discussões referentes a alfabetização; outros teóricos que sustentam a pesquisa são Moacir Gadotti; Luiz Carlos de Freitas que discutem o PNE 2014­2024; e Ocimar Munhoz Alavarse e Luís Fernandes Dourado que embasam as questões sobre as avaliações. As análises revelam a existência no município de Jundiaí, de políticas públicas voltadas para a infância e inúmeros projetos e programas; observou­se ausência de projetos específicos para a alfabetização em 4 das 5 escolas estudadas, não sendo, portanto, o diferencial para o melhor desempenho. Percebeu­se divergências na concepção de avaliação e evidenciou­se a necessidade de discussão com gestores, professores e alunos para que elas possam contribuir no processo de aprendizagem e a conquista da alfabetização. O monitoramento das tabelas de Hipóteses de Escrita e os registros apresentados pelos professores apontam para a necessidade de criação de novas políticas públicas que garantam ao professor alfabetizador mecanismos de apoio para a conquista da Meta 5 do Plano Nacional de Educação e a consequente efetivação do direito à alfabetização das crianças.
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    Cultura escolar: legislação, materialidades e práticas nas escolas paulistas oitocentistas (1822-1889)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Souza, Eduardo Bezerra de; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; https://lattes.cnpq.br/6962534236946113
    In this doctoral thesis, carried out with the Postgraduate Program in Education at Federal University of São Paulo, within the scope of the research line “History of Education: subjects, objects and practices” and linked to the Interdisciplinary Center for Research on Language and Literature (NIPELL), the objective was to analyze aspects of nineteenth-century school culture in São Paulo, especially with regard to the organization and development of public education in São Paulo. The central problem that directed the study was to answer how it was organized and developed in culture school culture in the Province of São Paulo in the period between 1822 and 1889. Based on an approach historical and anchored in the constructs of Cultural History, were analyzed from a discursive and dialogic the different aspects that constitute the meaning of documents, such as laws, decrees, inventories of materials and reports from teachers, inspectors and presidents of the Province, which allowed us to observe that school culture in 19th century São Paulo are structured based on three main facets: legislation, materialities and practices, in a movement of interdependence and simultaneity. With that, it was clearly concluded that the culture that were formed in São Paulo school in the 19th century did not only consist of in the imposition of prescriptive rules and not only local practices, but in the various operations that were made, taking into account the specificities of each reality, the material provision, the power strategies and subversion tactics, the differentiated appropriations produced by practitioners of these schools in relation to impositions, and also the creative forces produced by teachers in the daily lives of schools.
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    Geni Guimarães: voz negra na literatura infantil e juvenil (1989-2019)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-29) Puppim, Amanda Aparecida [UNIFESP]; Oliveira, Fernando Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; https://lattes.cnpq.br/0174877500630327
    Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história revisitada da literatura infantil e juvenil brasileira ao longo dos séculos XX e XXI, propõe-se aqui a análise da produção literária destinada a crianças e jovens da escritora Geni Guimarães, com enfoque na compreensão de seu lugar como mulher negra nessa história. A partir dos aportes da pesquisa de abordagem histórica, com base nos pressupostos da História Cultural, especialmente a História do Livro e das edições e a História dos Intelectuais, a pesquisa foi desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise das fontes documentais, com base no uso do conceito de “configuração textual”. O desenvolvimento da pesquisa permitiu observar que a voz negra na história da literatura infantil e juvenil tem lugar restrito e pouco conhecido. Assim, embora não seja possível concluir que Geni Guimarães seja a primeira mulher negra atuando nesse campo, desde os anos 1990, quando iniciou seus trabalhos, ela contribuiu de maneira efetiva na mudança desse cenário. Ao analisar as características artístico-literárias da produção escrita de Geni Guimarães, foi possível observar que seus livros são marcados por suas experiências pessoais em relação à condição de mulher preta na sociedade brasileira, com fortes identificações biográficas, provocando diferentes reflexões sobre o racismo estrutural persistente em nossa sociedade e sobre como as identidades negras podem ser reconhecidas, compreendidas e valorizadas a partir de óticas que subvertem a lógica comumente instituída em nossa sociedade.
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    A Biblioteca Infantil “Caetano de Campos”: organização, funcionamento e ações pedagógicas (1925-1978)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-29) Silva, Leandro da [UNIFESP]; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; http://lattes.cnpq.br/4227931525596002
    Apresentam-se, nesta dissertação de Mestrado, resultados de pesquisa vinculada à linha “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura (NIPELL). Com os objetivos de contribuir para resgate da memória e compreender aspectos da história da Biblioteca Infantil “Caetano de Campos”, busca-se identificar as diferentes ações implementadas entre os anos entre 1925 e 1978, com enfoque nas atividades pedagógicas e administrativas desse espaço. Com base nas contribuições da Nova História Cultural, por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes, foram reunidos diferentes documentos sobre essa Biblioteca Infantil, que foram analisados sob a perspectiva da análise da configuração textual. Criada em 1925, por Carlos Alberto Gomes Cardim (1875-1938), anexa à Escola Normal de São Paulo e destinada ao uso dos alunos do curso primário, em 1929, essa Biblioteca foi fechada, tendo sido reaberta em 1933 por Lenyra Fracarolli. Em 1935, suas atividades foram encerradas novamente e tendo sido reinaugurada em 1936, sob a direção da professora Iracema Marques da Silveira (1900-1978). A partir de então, a Biblioteca Infantil foi reformulada como um centro de atividades extracurriculares, com elaboração de regimento próprio e a sistematização de diferentes atuações em torno do incentivo à leitura e da promoção de ações pedagógicas em consonância com os pressupostos escolanovistas implementados em São Paulo a partir dos anos de 1920. Por meio dessa pesquisa foi possível compreender que o papel da Biblioteca Infantil “Caetano de Campos” foi fundamental na educação primária. Mesmo atravessando períodos de desafios políticos e reformas educacionais, destacou-se pela importância na preservação e valorização dos legados educacionais. Essa biblioteca continua a ser um exemplo de como a dedicação de indivíduos pode desenvolver a educação e deixar um impacto duradouro nas gerações futuras. Ao longo de sua existência, desempenhou um papel crucial no estímulo à leitura entre as crianças, conferindo um status de importância à prática da leitura no ambiente do ensino primário. A análise dos documentos mostrou que a instituição estava alinhada com a ideia de que a leitura e o ensino estão intrinsecamente ligados, influenciando a educação de acordo com os ideais da Escola Nova. Nesse intento, a persistiu em sua missão de promover a literatura infantil, tornando-se um modelo para outras instituições educacionais.
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    Custo aluno do Programa Escola de Tempo Integral em Mogi das Cruzes/SP
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-30) Paula, Kennedy José de; Jacomini, Márcia Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4864013782006939; http://lattes.cnpq.br/1968594655995344
    O ensino em tempo integral requer maior aporte de recursos financeiros que o ensino em tempo parcial e, no Brasil, muitas das propostas de ensino em tempo integral foram marcadas por rupturas e descontinuidade. A Meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024, Lei nº13.005/2014, propõe a ampliação da oferta de vagas em tempo integral na Educação Básica para alcançar 50% de escolas e 25% de alunos, implicando em maiores investimentos de recursos financeiros. Assim, com a finalidade de contribuir com o conhecimento e o debate sobre o financiamento da escola em tempo integral, nesta pesquisa estudamos o financiamento da proposta de educação integral em tempo integral da rede municipal de Mogi das Cruzes. Criado em 2009, o Programa Escola de Tempo Integral (ETI) possui 14 anos de funcionamento e atualmente (2023) conta com 30 escolas, atendendo aproximadamente 10 mil alunos no Ensino Fundamental. Queremos saber se o município de Mogi das Cruzes consegue arcar com o custo da ampliação da jornada de tempo integral para toda etapa do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa é analisar o financiamento do programa, dimensionar o custo aluno desta experiência de ensino no ano de 2019 (último ano antes da pandemia), tendo em vista uma compreensão da concepção de educação integral do programa e como ele está sendo implementado. Sobre educação integral e experiências de escola em tempo integral dialogamos com os trabalhos de Paro (1988), Cavaliere e Coelho (2002), Coelho (2009), Cavaliere (2007, 2009 e 2010) e Maurício (2014). Foi utilizada metodologia quanti-qualitativa, envolvendo análises estatísticas, estudo documental e bibliográfico. O cálculo do custo aluno pautou-se na metodologia do Custo-Aluno Qualidade (CAQ) desenvolvida por Carreira e Pinto (2007) e Campanha (2018). Conclui-se que o custo aluno em tempo integral é 33% superior a jornada parcial, e que com relativo esforço financeiro pode-se ampliar e atingir 50% das escolas do Ensino Fundamental. Entretanto, é preciso superar a proposta de “aluno em tempo integral”, bem como aprimorar a qualidade do Programa, que é inferior à proposta do CAQ.