Avaliação de alternativas para descarte e reuso de pneus: Incorporação na massa asfáltica para produção de asfalto borracha

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-02-22
Autores
Vucovic, Nicolas Fernandes [UNIFESP]
Orientadores
Dias, Marina Oliveira de Souza [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Cerca de 100 milhões de pneus são descartados incorretamente todos os anos no Brasil, com disposição inadequada em lixões, aterros sanitários, terrenos baldios, se acumulando nas encostas de rodovias e rios, degradando o meio ambiente e causando também problemas para a sociedade como a proliferação do mosquito transmissor da dengue, por exemplo. Cerca de 60% dos pneus reciclados no Brasil são usados na indústria de cimento, como combustível alternativo no lugar do carvão. O restante é utilizado para a produção de solados de sapatos e cintas, pavimentação asfáltica e em artefatos de borracha, como amortecedores e tapetes automotivos. A pavimentação asfáltica empregando asfalto-borracha de pneus inservíveis tem sido uma das áreas mais estudadas e considerada uma das melhores alternativas para o descarte de pneus inservíveis, contribuindo para a preservação ambiental, assim como proporcionando o aumento de propriedades e desempenho do revestimento asfáltico como a durabilidade, resistência à propagação de trincas, qualidade e redução de custos. Neste trabalho de conclusão de curso serão avaliados os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de pneus, sendo apresentadas as alternativas para seu reuso e reciclagem, com destaque para o uso de pneus na pavimentação asfáltica, sendo discutidos o processo de produção, suas vantagens, desvantagens e seu potencial de aplicação no Brasil.
Descrição
Citação
VUCOVIC, Nicolas Fernandes. Avaliação de alternativas para descarte e reuso de pneus: Incorporação na massa asfáltica para produção de asfalto borracha. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos, 2021.