Natural ou orgânico? Influência de selos certificadores de alimentos no comportamento do consumidor

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-03-02
Autores
Kano, Melissa Miyuki [UNIFESP]
Orientadores
Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O trabalho como objetivo verificar a influência da presença de selos certificadores no comportamento de consumo de produtos orgânicos, comparando-se um produto com selo natural (fictício) e outro produto com certificação orgânica. Para isso, foi elaborado um referencial teórico acerca do mercado desses produtos no Brasil e dos fatores que podem influenciar na tomada de decisão para consumo destes. O método adotado foi uma abordagem quantitativa, realizada por meio de um experimento online (n=91), com a comparação de dois selos expostos no mesmo produto (alimento uva): selo oficial Orgânico Brasil versus selo fictício Natural. Com isso, foi possível visualizar que os selos orgânicos de fato interferem na reação dos consumidores aos produtos apresentados, especialmente em questão de credibilidade. Apesar disso, a falta de informação ainda se mostra como um dos principais obstáculos para o desenvolvimento desse mercado.
Descrição
Citação
Coleções