Natural ou orgânico? Influência de selos certificadores de alimentos no comportamento do consumidor
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Data
2021-03-02
Autores
Kano, Melissa Miyuki [UNIFESP]
Orientadores
Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
O trabalho como objetivo verificar a influência da presença de selos certificadores no
comportamento de consumo de produtos orgânicos, comparando-se um produto com selo
natural (fictício) e outro produto com certificação orgânica. Para isso, foi elaborado um
referencial teórico acerca do mercado desses produtos no Brasil e dos fatores que podem
influenciar na tomada de decisão para consumo destes. O método adotado foi uma
abordagem quantitativa, realizada por meio de um experimento online (n=91), com a
comparação de dois selos expostos no mesmo produto (alimento uva): selo oficial
Orgânico Brasil versus selo fictício Natural. Com isso, foi possível visualizar que os selos
orgânicos de fato interferem na reação dos consumidores aos produtos apresentados,
especialmente em questão de credibilidade. Apesar disso, a falta de informação ainda se
mostra como um dos principais obstáculos para o desenvolvimento desse mercado.