As contribuições de uma análise sociointeracional dos recursos corporais e verbais para a compreensão das formas de interagir de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)

Imagem de Miniatura
Data
2020-04-04
Autores
Cruz, Fernanda Miranda
Cots, Caroline Paola
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Neste artigo investigaremos a participação de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo em dois episódios de interação de brincadeiras familiares. Inscrevemo-nos em uma perspectiva corporificada para análise da interação social (STREECK, GOODWIN, LEBARON, 2011; MONDADA, 2016). Para a análise, nos voltamos para os recursos interacionais corporais mobilizados durante a interação. Discutimos o problema das relações entre língua, corpo e mundo material na agenda dos estudos linguísticos. Como resultado, demonstramos como essa perspectiva apresenta ganhos principalmente para análise de interações em que a linguagem verbal encontra-se ausente ou alterada, como é o caso do TEA.
Descrição
Citação
Caroline Paola COTS, Fernanda Miranda da CRUZ. As contribuições de uma análise sociointeracional dos recursos corporais e verbais para a compreensão das formas de interagir de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Revista Caletroscópio. ISSN 23184574. HYPERLINK "HTTPS://PERIODICOS.UFOP.BR:8082/PP/INDEX.PHP/CALETROSCOPIO/ISSUE/VIEW/266" V. 8 N. N. ESP. II (2020): LINGUÍSTICA APLICADA NÚMERO ESPECIAL II, PP. 81-102.
Coleções