Telecurso 2o grau: as apropriações televisivas do currículo para formação do estudante cliente (1978 e 1985).

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Data
2019-06-24
Autores
Silva, Wagner Pereira [UNIFESP]
Orientadores
Toledo, Maria Rita De Almeida [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The analysis presented in this Master’s dissertation aims on the tele-education program of the Roberto Marinho Foundation and broadcast on Globo TV called Telecurso, focusing on its first phase that was concerned with the high school students, exhibited in 1978, and its reformulation, Novo Telecurso 2o Grau, exhibited in 1985. The research aims to identify how the curriculum was appropriate for a television program; as well as understand the development of this new viewer profile, the client student. It seeks to investigate the conjuncture that allowed the Telecurso project to arise and the profile of professionals involved in the project. The disciplines were also analyzed with the objective of identifying the television formats and the disciplinary characteristics present in the tele-lectures, with a in-depth examination of the Portuguese Language discipline. In this way, it is possible to find out how a distance education project was proposed by a communication vehicle and how the development of a television school culture took place.
Esta dissertação de mestrado tem como objeto central o programa de teleducação da Fundação Roberto Marinho e transmitido pela tevê Globo chamado Telecurso, tendo como foco sua primeira fase que se preocupava com o 2ograu, de 1978, e sua reformulação, Novo Telecurso 2o Grau, de 1985. A pesquisa visa identificar como o currículo foi apropriado por um programa televisivo; e também, como se deu o desenvolvimento desse novo perfil de telespectador, o estudante cliente. Busca-se pesquisar qual a conjuntura que proporcionou que o projeto do Telecurso se desenvolvesse e quais eram os profissionais envolvidos no projeto. Também analisou-se as disciplinas, com o objetivo de identificar os formatos televisivos e as características disciplinares presentes nas teleaulas, apresentando um olhar mais atento a disciplina de Língua Portuguesa. Deste modo, pode-se averiguar como se deu um projeto de educação à distância proposto por um veículo de comunicação e como se deu o desenvolvimento de uma cultura escolar televisiva.
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