Efeito de fatores ambientais sobre a disponibilidade domiciliar de alimentos de famílias moradoras do município de Santos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012-04-24
Autores
Abreu, Débora Silva Costa de [UNIFESP]
Orientadores
Martins, Paula Andrea [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: A investigação a cerca da oferta de alimentos na região de moradia como um fator determinante para o aumento de epidemia da obesidade tem motivado pesquisadores no campo da epidemiologia nutricional dada a relação entre a disponibilidade de alimentos no domicílio e o consumo alimentar. Objetivo: Compreender o efeito independente de fatores ambientais relacionados ao acesso a alimentos na vizinhança sobre a disponibilidade domiciliar de alimentos de famílias moradoras do município de Santos. Métodos: O estudo teve delineamento transversal. A amostra, representativa da população do município, compreendeu 530 domicílios, nos quais foram realizadas entrevistas com mães de crianças de até 10 anos de idade (componente domiciliar) e 672 comércios de alimentos (componente ambiental). Foram realizadas análises descritivas das características socioeconômicas dos domicílios e dos tipos de comércios de alimentos. Foi realizada análise de regressão logística múltipla para verificar a influencia dos fatores socioeconômicos sobre a disponibilidade de alimentos no domicílio. As diferenças entre as regiões quanto à disponibilidade de frutas e hortaliças foram verificadas, por meio do teste de Kruskal Wallis. Para avaliar o efeito do ambiente sobre a aquisição de frutas e hortaliças, foi realizada análise de regressão linear multinível, ajustando modelos distintos para os estratos de domicílios localizados nos setores censitários do primeiro e do último tercil de renda média do chefe de família dos domicílios, de acordo com os dados do censo demográfico. Resultados: A região Noroeste, de menor nível socioeconômico, apresentou maior chance de disponibilidade de alimentos menos saudáveis nos domicílios e maior oferta de alimentos menos saudáveis pelos comércios presentes na vizinhança. Ao analisar o efeito do ambiente sobre a aquisição de frutas e hortaliças, foi observada associação positiva com o número de comércios classificados como promotores de uma alimentação saudável no terceiro tercil de renda. Conclusão: Foram observadas iniquidades no acesso e oferta de alimentos entre as três regiões do município de Santos. Foi possível observar efeitos do ambiente sobre a disponibilidade de frutas e hortaliças nos domicílios, especialmente entre as famílias de maior poder aquisitivo. Intervenções articuladas entre a comunidade, secretarias do município, universidades e outras organizações são necessárias para promover maior disponibilidade de alimentos saudáveis nos comércios e para aumentar a oportunidade de compra desses alimentos pelas famílias menos favorecidas.
Descrição
Citação
ABREU, Débora Silva Costa de. Efeito de fatores ambientais sobre a disponibilidade domiciliar de alimentos de famílias moradoras do município de Santos. 2012. 142f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2012.